Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Alunos da Escola Estadual Plácido de Castro, em Jaru, aprendem sobre alimentos orgânicos e o uso de agrotóxicos


Gente de Opinião

Alunos da Escola Plácido de Castro, em Jaru, indicaram a percentagem de agrotóxicos que cada alimento contém

Uma série de atividades abordando o uso de agrotóxicos e alimentos orgânicos foi realizada com os jovens do ensino médio da Escola Estadual Plácido de Castro, em Jaru. Os alunos aprenderam sobre os danos causados pela utilização de agrotóxicos, a diferenciação de um vegetal orgânico, além de receberam palestras de órgãos ambientais.

As ações envolveram os estudantes por semanas para que pudessem ter um bom conhecimento sobre o assunto debatido. Após os estudos, eles exibiram seus aprendizados na escola numa espécie de feira no pátio da escola.

Com a exposição de alimentos classificados entre orgânicos, transgênicos e com agrotóxicos, junto com o percentual do produto utilizado em cada vegetal exposto, os jovens informaram a comunidade sobre os danos causados à saúde e ao organismo humano pela ingestão de alimentos com agrotóxicos. 

Em seguida, o engenheiro agrônomo da Idaron, Marcos Alves, iniciou a palestra explanando o histórico da produção de alimentos no mundo e diferenciando a forma de produzir e consumir entre a população urbana e rural ao longo dos anos.

Ele ressaltou a importância de se produzir alimentos com sustentabilidade e apresentou a classificação dos agrotóxicos aos estudantes. “O principal problema é o mau uso do produto, além da não utilização do Equipamento de Proteção Individual (EPI), que é algo necessário no momento da aplicação do agrotóxico”, comenta.

Gente de Opinião

Marcos Alves, engenheiro agrônomo da Idaron, explicou aos alunos sobre a importância de produzir com sustentabilidade

A devolução das embalagens vazias para lugar apropriado, de acordo com Marcos, é essencial para preservar o meio ambiente. “A recomendação é que os produtores façam uma tríplice lavagem da embalagem e a devolva adequadamente, já que muitos materiais podem ser produzidos a partir do reciclo dela”, adverte o engenheiro agrônomo.

As explicações sobre os alimentos orgânicos foram repassadas durante a conversa com o secretário municipal do Meio Ambiente, Francisco Hildeburg, que citou algumas ações da Secretaria de Agricultura junto ao setor chacareiro e disse que os alimentos orgânicos são aqueles que estão livres de qualquer produto químico.

“O alimento de hoje é o resultado da saúde de amanhã, portanto é imprescindível ser criterioso ao escolher o tipo de alimentação que será utilizado no cardápio diário”, ressaltou.
 


Fonte
Texto: Assessoria Seduc
Fotos: Elias Gonçalves
Decom - Governo de Rondônia
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos seguem até a próxima segunda-feira, 13, em todo estado

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos seguem até a próxima segunda-feira, 13, em todo estado

Com o objetivo de intensificar a qualificação da mão de obra nos 52 municípios rondonienses, o governo de Rondônia  está com inscrições abertas até

Edufro lança coletânea sobre políticas públicas e desenvolvimento

Edufro lança coletânea sobre políticas públicas e desenvolvimento

Organizado por professores do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Políticas Públicas (PPGPP) obra concebida no período pandêmico ab

SESI-RO dá início às aulas do Seja Pro+ Trabalho e Emprego

SESI-RO dá início às aulas do Seja Pro+ Trabalho e Emprego

As unidades do Serviço Social da Indústria (SESI) de Vilhena e Porto Velho deram início às aulas das turmas do Programa Nacional Seja Pro+ Trabalho

Educação profissional oferta novas vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições seguem até dia 8

Educação profissional oferta novas vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições seguem até dia 8

Estão abertas até a próxima quarta-feira (8), as inscrições para novas vagas de cursos técnicos do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)