Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Alunos da Escola Antônio Ferreira vivenciam o empreendedorismo na Feira JEPP

Projeto do Sebrae estimula o empreendedorismo entre crianças e adolescentes desde 2016


rojeto JEPP transforma a sala de aula em laboratório de experiências, preparando estudantes para desenvolver competências e protagonismo. - Gente de Opinião
rojeto JEPP transforma a sala de aula em laboratório de experiências, preparando estudantes para desenvolver competências e protagonismo.

Alunos da Escola de Ensino Fundamental Antônio Ferreira da Silva, em Porto Velho, viveram uma experiência diferente nesta quarta-feira (1º). A escola realizou a Feira dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), projeto desenvolvido pelo Sebrae em parceria com prefeituras dos municípios de Rondônia desde 2016.

Voltado para estudantes do 1º ao 9º ano, o JEPP busca despertar o espírito empreendedor desde cedo. Durante o ano letivo, os professores recebem formação e aplicam atividades que envolvem finanças, marketing e produção, preparando os alunos para colocar o aprendizado em prática.

As feiras de empreendedorismo transformam a sala de aula em um verdadeiro laboratório de experiências, onde os estudantes criam, vendem e administram seus próprios produtos.

Alunos da Escola Antônio Ferreira vivenciam o empreendedorismo na Feira JEPP - Gente de Opinião

Nesse processo, desenvolvem competências que vão além do conteúdo curricular: aprendem a planejar, se comunicar, resolver problemas e acreditar no próprio potencial. Mais do que preparar futuros empreendedores, o projeto incentiva uma postura de iniciativa e protagonismo diante da vida.

“Nós estamos organizando a feira JEPP Jovens Empreendedores Primeiros Passos. nós aplicamos esse projeto desde o primeiro, que foi apresentado pela SEMED e, todos os anos nós aderimos ao projeto do Sebrae que é muito importante para os alunos. Desde o começo do ano eles trabalham a parte teórica como a manutenção dos produtos, a fabricação, os cálculos para chegar ao valor final do produto, como fazer o marketing, a propaganda. Agora é a parte prática, onde eles estão fazendo a culminância desse projeto que é vender os produtos para comunidade”, disse Elizabeth Bresser, Coordenadora da escola Antônio Ferreira da Silva.

Para a professora Cleude, participar do projeto JEPP é satisfatório, pois contam com o apoio do Sebrae nas capacitações. “Somos bem preparados para levar o conhecimento do empreendedorismo aos alunos que, mesmo com pouca idade já nos surpreendem com tanta criatividade e lucratividade também. Eles aprendem a valorizar o dinheiro porque estamos em um mundo em que tudo é desvalorizado, descartável e com esse projeto as crianças aprendem a dar valor ao que eles investem.”, destacou Cleude.

Entre os pequenos empreendedores, a aluna Maria Vitória Ferreira Leão, do 2º ano, mostrou entusiasmo com a experiência:

“A gente faz o JEPP todo ano e ajuda muito no futuro, a administrar o dinheiro. Na nossa barraquinha vendemos comidas. Eu já vendo picolés e pulseiras de miçangas em casa, então aprendo bastante aqui. Na feira também tem temperos e aromatizadores.”

O papel do Sebrae em Rondônia é fundamental para que tudo isso aconteça. A instituição oferece capacitação aos professores, fornece metodologia adaptada para cada faixa etária e garante que o projeto alcance escolas em diferentes municípios.

Desde 2016, essa parceria com as prefeituras vem fortalecendo o ecossistema empreendedor local, formando gerações mais preparadas e conscientes sobre o valor do esforço, da inovação e do aprendizado contínuo.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

O Sebrae em Rondônia realizou nessa quinta-feira (12), no município de Ariquemes, o Prêmio do Programa Educador Transformador. A premiação que é uma

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

O ensino online está proporcionando qualificação de mão de obra em todos os 52 municípios de Rondônia. Com o objetivo de manter esse ritmo de expans

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

A comunidade acadêmica da Faculdade Metropolitana retomou as aulas na manhã desta terça-feira (10), após três dias de luto institucional decretados

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Com o tema “Transformando Vidas por meio da Educação”, o governo de Rondônia deu início ao ano letivo de 2026, marcando uma nova temporada de avanços

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)