Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Aluno do SESI de Porto Velho garante medalha de ouro na OBA 2025


Guilherme Guidorizzi da Silva Antônio - Gente de Opinião
Guilherme Guidorizzi da Silva Antônio

Os alunos do SESI de Porto Velho se destacaram e garantiram medalhas na edição 2025 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA-2025), que avalia os conhecimentos científicos nas áreas de Astronomia, Astronáutica e Física. Entre os destaques está o aluno Guilherme Guidorizzi da Silva Antônio, da 2ª série do Novo Ensino Médio (NEM), que gabaritou a prova do Nível 4, conquistando nota máxima. 

Com esse resultado, Guilherme assegurou uma medalha de ouro, consolidando-se como um dos melhores do país em sua categoria e participará da seletiva internacional da Olimpíada. Além dele, outros alunos também obtiveram excelentes resultados e devem ser premiados com medalhas conforme os critérios nacionais de classificação: Brenno Henrique Leite de Alcântara – 2ª série – Nível 4 – Nota 9, Juan Riquelme do Vale Roque – 2ª série – Nível 4 – Nota 8 e Vitor Gabriel Almeida Barroso – 7ª série – Nível 3 – Nota 9. 

Esses estudantes demonstraram dedicação, disciplina e grande interesse pela Astronomia, colocando nossa escola em posição de destaque na OBA 2025, destacou os professores Silvio Santiago (professor de Física), e Jessica Lira (professora de Biologia), responsáveis pela preparação e execução das etapas da Olimpíada. 

Segundo Guilherme, sua estratégia para o alcance do resultado se deu pelo esforço e comprometimento. “Eu comecei a me planejar para os estudos da prova desde o começo do ano, estava bem animado para ter bons resultados e garantir uma medalha. Quando o dia da prova foi se aproximando, um amigo teve a ideia de comprar um curso externo para auxiliar na preparação. O SESI nos apoiou com alguns aulões sobre a OBA explicando seu funcionamento para quem ainda não tinha participado, introduzindo alguns conteúdos e questões e despertando o interesse para novos alunos que ainda não conheciam a OBA”, relatou. 

Aluno do SESI de Porto Velho garante medalha de ouro na OBA 2025 - Gente de Opinião

Conforme a pedagoga da unidade de Porto Velho, Sussileide Morais, a participação dos alunos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) oferece uma série de benefícios que vão além da competição. “É uma oportunidade para desenvolver habilidades que promovam o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, trabalho em equipe, comunicação e criatividade", ponderou. 

Para a gerente da Unidade Juliane Loubach Sordino, a atuação em olimpíadas permite aos alunos aprofundar seus conhecimentos em astronomia, física e outras áreas relacionadas, conquistando reconhecimento e preparando-os para futuros estudos e carreiras.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

O Sebrae em Rondônia realizou nessa quinta-feira (12), no município de Ariquemes, o Prêmio do Programa Educador Transformador. A premiação que é uma

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

O ensino online está proporcionando qualificação de mão de obra em todos os 52 municípios de Rondônia. Com o objetivo de manter esse ritmo de expans

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

A comunidade acadêmica da Faculdade Metropolitana retomou as aulas na manhã desta terça-feira (10), após três dias de luto institucional decretados

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Com o tema “Transformando Vidas por meio da Educação”, o governo de Rondônia deu início ao ano letivo de 2026, marcando uma nova temporada de avanços

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)