Porto Velho (RO) domingo, 5 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Adolescentes participarão do Plano Decenal Socioeducativo


Em Rondônia, adolescentes do Sistema Socioeducativo terão voz na elaboração do Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo, que definirá as diretrizes e modelos de atendimentos a serem adotados ao longo dos próximos 10 anos, conforme prevê o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – Sinase (Lei Federal nº 12.594/2012).

Para incentivar a participação e formar o grupo de protagonistas juvenis, o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos – CDCA/RO, através do Projeto Presente, realiza periodicamente, oficinas com adolescentes em cumprimento do Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade com temas sobre direitos e deveres, Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, medidas de proteção, entre outros temas relacionados ao Sinase. Os encontros acontecem no Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto – Creas/MSema, em Porto Velho.

De acordo com a Assistente Social do projeto, Daiane Junqueira, a intenção é que o grupo de protagonistas juvenis passe a participar de discussões sobre as medidas socioeducativas e suas aplicações. “As propostas colocadas pelos adolescentes tem o intuito de melhorar a aplicação das medidas e terá como base experiência deles próprios. Além de contribuir para elaboração do plano, os adolescentes estarão envolvidos no processo de articulação para a defesa dos diretos da criança e do adolescente, tornando-se assim sujeitos de sua própria história”, afirma Daiane.

Os adolescentes devem integrar o Grupo de Trabalho (GT) criado para elaboração do Plano, conforme estabelece o Sinase, qual o CDCA/RO participa como representante da sociedade civil organizada. O GT é formado ainda por representantes da Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS), Secretaria de Estado de Justiça (SEJUS), do Executivo, Judiciário, Ministério Público, UNIR e outras frentes da sociedade civil organizada.

Daiane explica que a partir do Sinase passa a ser obrigatória a elaboração e implementação do Plano de Atendimento Socioeducativo, nas três esferas de governo, com a oferta de programas destinados ao cumprimento das medidas socioeducativas em meio aberto (responsabilidade dos municípios) e privativo de liberdade (responsabilidade dos estados), além da previsão de intervenções específicas junto às famílias dos adolescentes socioeducandos.

Projeto Presente

Desenvolvido pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CDCA/RO, o “Projeto Presente” oferece atendimento jurídico-social gratuito à adolescentes em cumprimento de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade. A meta do projeto é atender no período de dez meses, no mínimo 40 adolescentes com direitos violados. 

O “Presente” também oferece diversas atividades pedagógicas de forma a contribuir para formação profissional, educativa e cultural dos adolescentes. O projeto é desenvolvido com recursos do Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.

Adolescentes que se enquadram nesta situação podem solicitar atendimento, através do e-mail: [email protected] ou pelo telefone (69) 3226-0803.

Fonte: Rosiane Vargas

Mais Sobre Educação

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam