Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Acadêmicos de nove estados desembarcam em Rondônia para a Operação do Projeto Rondon


Professores e estudantes universitários, chamados  ”rondonistas”,  desembarcaram na Base Aérea de Porto Velho - Gente de Opinião
Professores e estudantes universitários, chamados ”rondonistas”, desembarcaram na Base Aérea de Porto Velho

O grupo é composto por participantes de nove estados 

Na noite de quarta-feira (10), professores e estudantes universitários, chamados “rondonistas”, desembarcaram na Base Aérea de Porto Velho, para a participação na Operação “Sentinelas Avançadas II”, do Projeto Rondon. Ao todo 252 participantes de nove estados estarão engajados em ações para contribuir com os municípios atendidos no estado de Rondônia.

O Projeto Rondon é de iniciativa do governo federal, coordenado pelo Ministério da Defesa, e a execução das ações em Rondônia conta com a parceria do governo de estado e de municípios. O diretor do Departamento de Projetos Sociais do Ministério da Defesa, general William Georges Felippe Abrahão, destaca o impacto positivo da operação para os acadêmicos e também para a população de Rondônia.

“Essa já é a sexta operação que realizamos no estado, e participam acadêmicos oriundos de várias unidades da federação, que estão aproveitando o período de recesso, para protagonizar um conjunto de ações benéficas. Além disso, os estudantes ganham com a experiência de conhecer realidades brasileiras “in loco”, fora dos livros. É um ganho grande, pois são futuros decisores do nosso país, e que em breve estarão assumindo posições chaves na sociedade brasileira. Assim estamos contribuindo para fortalecer a consciência cidadã no país”, disse o general.

Parceria do Governo auxilia logística dos rondonistas

O governador do estado, Marcos Rocha, ressaltou que o Projeto Rondon é sempre muito bem-vindo, pois promove a integração nacional, ajuda os acadêmicos a entenderem, bem como conhecerem de perto Rondônia, contribuindo para o desenvolvimento social. “Esse é um projeto que promove o bem, ajuda a transformar a realidade de muitas comunidades com os conhecimentos empregados pelos acadêmicos”.

AÇÕES

A abertura da Operação está programada para sexta-feira (12), a partir das 8h, no Teatro Estadual Palácio das Artes. E no sábado (13) haverá o deslocamento para as missões. As equipes desenvolverão atividades em áreas como Cultura, Direitos Humanos, Justiça, Educação, Saúde, Comunicação, Tecnologia, Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

Eles atuarão nos municípios de Alto Paraíso, Cacaulândia, Cujubim, Espigão d’oeste, Governador Jorge Teixeira, Machadinho do Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Nova União, Rio Crespo, Theobroma e Vale do Anari.

O grupo é composto por participantes de 24 Instituições de Ensino Superior (IES), dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Sergipe, Mato Grosso, Bahia e Goiás.

Geovana Dias é uma das rondonistas do projeto

São jovens dispostos a trocar as férias de julho pela oportunidade de colaborar com os desafios de diversas comunidades. Entre eles está a estudante de Enfermagem, da cidade de Santos, em São Paulo, Geovana Dias, 20 anos, que compartilhou o que motivou a participar do projeto em Rondônia. “Essa é uma experiência única, estou muito feliz por essa oportunidade em Rondônia. Acho que será uma experiência diferente e inesquecível, tanto para agregar na minha vida pessoal, quanto profissional. Quero contribuir da melhor forma possível com o estado”, conta a acadêmica que irá atuar nas atividades de Saúde e Educação, em Alto Paraíso.

ORIGEM

O nome do Projeto, proposto pelos “rondonistas” pioneiros, presta homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, e resgata o legado de Rondon que por onde passou buscou contribuir com o desenvolvimento sustentável e na construção e promoção da cidadania.

No início do século XX, pessoas lideradas pelo Marechal Rondon, tiveram a missão de tornar Rondônia comunicável com o restante do país por meio da linha telegráficas. Das estações, surgiram povoados que mais tarde se transformaram em cidades. E o nome do estado é uma homenagem ao Marechal Rondon.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até 3 de novembro, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até 3 de novembro, em Porto Velho

Além de capacitar o trabalhador para o mercado de trabalho, a qualificação da mão de obra torna as empresas mais competitivas e ajuda no fortalecime

OAB-DF homenageia alunos da Amplexo Educação por desempenho em competições e conquistas acadêmicas

OAB-DF homenageia alunos da Amplexo Educação por desempenho em competições e conquistas acadêmicas

Os estudantes do Clube Amplexo Educação receberam na última sexta-feira (24) uma homenagem da OAB-DF por conta do alto desempenho em competições e p

Mais de 8 mil escolas rurais são conectadas à internet pelo projeto Aprender Conectado 

Mais de 8 mil escolas rurais são conectadas à internet pelo projeto Aprender Conectado 

Mais de 8.400 escolas rurais foram conectadas à internet nos últimos meses por meio do projeto Aprender Conectado, que leva conectividade a áreas re

Colorado do Oeste conquista 1º lugar no Prêmio MEC 2025 com apoio da educação empreendedora

Colorado do Oeste conquista 1º lugar no Prêmio MEC 2025 com apoio da educação empreendedora

A Secretaria Municipal de Educação de Colorado do Oeste (SEMED) foi reconhecida nacionalmente com o 1º lugar no Prêmio MEC – Educação Brasileira 202

Gente de Opinião Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)