Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Abertas as inscrições para o mestrado em Ciências Ambientais


Estão abertas as inscrições para o Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais promovido pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Embrapa Rondônia, por meio do Curso de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PGCA). Serão ofertadas 16 vagas no curso que visa à formação de profissionais de excelência para atender as demandas crescentes da Amazônia por Inovação Científica e Tecnológica para o desenvolvimento sustentável.

As inscrições poder ser feitas até o dia 23 de maio no site do PGCA: www.pgca.unir.br

Podem participar quaisquer pessoas portadoras de Diploma, Certificado ou Declaração de conclusão de curso superior (reconhecido pelo MEC), emitida pela instituição de ensino, nas áreas de ciências ambientais, agrárias, biológicas e afins.

Segundo José Roberto Vieira Júnior, pesquisador da Embrapa e vice-coordenador do PGCA, o curso tem como área de concentração o tema “Biodiversidade amazônica e Agricultura Sustentável” e conta com duas linhas de pesquisa: Inter-relações nos sistemas de produção animal e vegetal no bioma amazônico; e Prospecção de produtos da sociobiodiversidade e sustentabilidade do bioma amazônico.

Para o vice-coordenador do mestrado, sustentabilidade é uma das palavras-chaves do curso, pois o foco é adaptar ou desenvolver tecnologias e conhecimento para amenizar os impactos ambientais, possibilitando o uso racional dos recursos naturais da região.


Há 41 anos atuando para a excelência na produção científica

As inscrições foram abertas no dia 24 de abril, data que em Brasília ocorreu a cerimônia nacional que marcou os 41 anos da Embrapa no Brasil. Embora a data oficial de aniversário da Empresa seja 26 de abril, as comemorações foram antecipadas possibilitando uma feliz coincidência, conforme atentou José Roberto. “O curso de mestrado é mais um elemento que vem reiterar o trabalho contínuo da Embrapa no processo de conquista da excelência na produção científica e na utilização sustentável dos recursos naturais regionais, assim como na busca pelo desenvolvimento sócio-econômico da região”, explicou o pesquisador.

As aulas serão ministradas em Rolim de Moura, Campus Universitário da Unir, e em Porto Velho, na Embrapa Rondônia, que além de contar com vários pesquisadores no corpo docente, oferece aos alunos toda infraestrutura da Unidade, com os laboratórios de alta tecnologia e a amplo acesso a biblioteca.


Parceria Embrapa e Unir

O curso de mestrado em Ciências Ambientais é o primeiro e único do estado. Fruto de uma parceria entre a Unir e a Embrapa Rondônia, tem como objetivo a formação de profissionais aptos a atenderem demandas da Amazônia por inovação científica e tecnológica para o desenvolvimento sustentável da região.

A parceria na criação do mestrado proporciona a formação de profissionais competentes na área de ciências ambientais, que poderão desenvolver trabalhos de pesquisa aproveitando a infraestrutura, o corpo docente e os orientadores das duas instituições.

Fonte: Kélem Cabral

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia inicia estudos para elaboração do Plano Estadual de Educação alinhado ao PNE do novo decênio

Rondônia inicia estudos para elaboração do Plano Estadual de Educação alinhado ao PNE do novo decênio

Rondônia deu início ao processo de elaboração do novo Plano Estadual de Educação (PEE) que orientará as políticas públicas educacionais para os próx

Foco, estratégia e superação: os três pilares dos campeões da Olimpíada de Tabuada do Monteiro Lobato

Foco, estratégia e superação: os três pilares dos campeões da Olimpíada de Tabuada do Monteiro Lobato

Ariquemes- Um misto de concentração silenciosa e tensão competitiva tomou conta de uma das salas do Centro Educacional Monteiro Lobato na manhã da ú

Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025

Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025

As meninas cada vez mais conquistam seu espaço quando o assunto é astronomia. Em 2025, as alunas que participaram da Olimpíada Brasileira de Foguete

Atuação do MPEduc resulta em 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO)

Atuação do MPEduc resulta em 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO)

O programa Ministério Público pela Educação (MPEduc) enviou 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO) com medidas que buscam promove

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)