Porto Velho (RO) domingo, 28 de novembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Abertas as inscrições para o mestrado em Ciências Ambientais


Estão abertas as inscrições para o Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais promovido pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Embrapa Rondônia, por meio do Curso de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PGCA). Serão ofertadas 16 vagas no curso que visa à formação de profissionais de excelência para atender as demandas crescentes da Amazônia por Inovação Científica e Tecnológica para o desenvolvimento sustentável.

As inscrições poder ser feitas até o dia 23 de maio no site do PGCA: www.pgca.unir.br

Podem participar quaisquer pessoas portadoras de Diploma, Certificado ou Declaração de conclusão de curso superior (reconhecido pelo MEC), emitida pela instituição de ensino, nas áreas de ciências ambientais, agrárias, biológicas e afins.

Segundo José Roberto Vieira Júnior, pesquisador da Embrapa e vice-coordenador do PGCA, o curso tem como área de concentração o tema “Biodiversidade amazônica e Agricultura Sustentável” e conta com duas linhas de pesquisa: Inter-relações nos sistemas de produção animal e vegetal no bioma amazônico; e Prospecção de produtos da sociobiodiversidade e sustentabilidade do bioma amazônico.

Para o vice-coordenador do mestrado, sustentabilidade é uma das palavras-chaves do curso, pois o foco é adaptar ou desenvolver tecnologias e conhecimento para amenizar os impactos ambientais, possibilitando o uso racional dos recursos naturais da região.


Há 41 anos atuando para a excelência na produção científica

As inscrições foram abertas no dia 24 de abril, data que em Brasília ocorreu a cerimônia nacional que marcou os 41 anos da Embrapa no Brasil. Embora a data oficial de aniversário da Empresa seja 26 de abril, as comemorações foram antecipadas possibilitando uma feliz coincidência, conforme atentou José Roberto. “O curso de mestrado é mais um elemento que vem reiterar o trabalho contínuo da Embrapa no processo de conquista da excelência na produção científica e na utilização sustentável dos recursos naturais regionais, assim como na busca pelo desenvolvimento sócio-econômico da região”, explicou o pesquisador.

As aulas serão ministradas em Rolim de Moura, Campus Universitário da Unir, e em Porto Velho, na Embrapa Rondônia, que além de contar com vários pesquisadores no corpo docente, oferece aos alunos toda infraestrutura da Unidade, com os laboratórios de alta tecnologia e a amplo acesso a biblioteca.


Parceria Embrapa e Unir

O curso de mestrado em Ciências Ambientais é o primeiro e único do estado. Fruto de uma parceria entre a Unir e a Embrapa Rondônia, tem como objetivo a formação de profissionais aptos a atenderem demandas da Amazônia por inovação científica e tecnológica para o desenvolvimento sustentável da região.

A parceria na criação do mestrado proporciona a formação de profissionais competentes na área de ciências ambientais, que poderão desenvolver trabalhos de pesquisa aproveitando a infraestrutura, o corpo docente e os orientadores das duas instituições.

Fonte: Kélem Cabral

Mais Sobre Educação

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou nesta quarta-feira, 24/11/2021, na Seção 3 do Diário Oficial da Un

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

O V Congresso Municipal de Educação iniciou, nesta quarta-feira (24), em Porto Velho. O evento reúne mais de 5 mil professores e diretores escolares p

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet, ou com dificuldades de manuseio de aparelho eletrônico, podem buscar, até a próxima sexta-feira (26), um do

Vencedores do prêmio Boas Práticas são anunciados durante Congresso Municipal de Educação em Porto Velho

Vencedores do prêmio Boas Práticas são anunciados durante Congresso Municipal de Educação em Porto Velho

Os dez vencedores da 3ª edição do prêmio Boas Práticas foram reconhecidos nesta quarta-feira (24). A premiação aconteceu durante a solenidade de abe