Segunda-feira, 11 de março de 2013 - 11h20
Por Humberto Pinho da Silva
Embora existam famílias notáveis, cujos membros se evidenciaram na música, como: a de Sebastian Bach, Beethoven, Mozart e Haydn, e outras, que a genialidade se transmitiu de geração em geração, como a de Murilo, Bacon e Goethe, a verdade é, que a inteligência, infelizmente, não se transmite de pais a filhos.
Não nego que a hereditariedade exerça importante papel, transmitindo tendências; mas os filhos de génios, podem herdar ou não, a inteligência dos progenitores.
Por que é, então, que os filhos dos famosos, em regra, tornam-se notáveis, mormente nas profissões dos pais? É que a educação faz o homem.
É certo que a frequência de boas escolas e professores excepcionais, influem na formação do ser humano, mas o convívio, em família, é determinante. A cultura, facilidade de raciocino, perspicácia, aprende-se, em casa, quase por osmose.
A educação forma o homem e marca o destino de cada um.
É ela, e não a hereditariedade, a principal responsável pelas famílias de génios.
Também o local, o convívio que se tem desde criança, e até a época em que se vive, influenciam na formação e cultura do indivíduo.
Educar, é preparar a criança para o homem que será.
O resultado da educação, sente-se no modo como o homem se comporta na sociedade: como marido, pai, e cidadão.
A primeira escola da criança é a família; é no seu seio que a criança desde a mais tenra idade, plasma o carácter e adopta hábitos, que se irão repetir, inconscientemente, ao longo da vida.
É no convívio com os pais, avós e adultos, que vivem no lar ou que o visitam, que a criança forma a índole.
A educação não se limita a palavras, porque estas pouco valor têm, se não forem acompanhadas pelo exemplo.
A educação que se recebe em casa é que marca as tendências e atitudes: na infância, adolescência e idade adulta.
A inteligência não se herda, mas os dons que Deus dá, são desenvolvidos pelo convívio diário.
Por isso, o povo, costuma afirmar: “ Filho de peixe sabe nadar”, e não erra, porque o “ saber” também se transmite com o convívio de pessoas de elevada cultura, mormente familiares.
Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb
Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o
Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)