Quinta-feira, 8 de novembro de 2012 - 08h04
Um total de 250 crianças e jovens oriundos de 25 escolas da capital e distritos de Porto Velho concluíram a primeira de duas etapas do projeto Nós Na Prevenção. Segundo Jacson Pessoa, coordenador da Casa da Juventude, nesta primeira os alunos receberam capacitação para se tornarem multiplicadores na prevenção do uso de drogas e entorpecentes.
O projeto lançado em junho deste ano trabalhou com alunos de escolas estaduais e municipais, sendo elas duas de Jacy Paraná, uma de mutum, outra de Nova Mutum e mais 21 da capital. Na próxima semana a coordenadoria municipal da Juventude vai promover um “encontrão” que deve reunir os alunos do projeto Nós Na Prevenção, educadores sociais, autoridades, diretores e professores das escolas contempladas pelo projeto.
Durante a confraternização, que terá sua data definida nos próximos dias, será exibido um documentário com imagens e depoimentos de alunos e educadores que participaram desta primeira etapa do projeto. O material foi preparado pelos alunos do curso de Produção Áudio Visual, um dos mais procurado pelos jovens na Casa da Juventude, que oferece uma gama de cursos destinados a crianças, jovens e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Agora, aptos a atuar como multiplicadores, os alunos, além de receber os certificados de conclusão da primeira etapa, poderão contar com o site oficial do Nós Na Prevenção, local onde eles encontrarão subsídios para trabalhar a segunda etapa, nesta página da web, que será lançada também durante o evento da próxima semana, todos poderão encontrar informações e dicas de como combater e se afastar do mundo das drogas.
Atuação
Depois de concluída esta primeira etapa a coordenação do projeto espera que o número de 250 alunos capacitados se multiplique para cerca de 1500 jovens. A atuação dos multiplicadores vai se acontecer dentro das escolas e no meio social em que convivem, como explica o coordenador da Casa da Juventude, Jacson Pessoa. “Cada aluno, além das escolas, vive em um meio social diferente e nestes locais é que vai acontecer a maior atuação destes multiplicadores. Por exemplo, quem faz parte de alguma igreja irá disseminar estas ideias dentro da igreja, e quem participa de grupos de dança vai trabalhar neste local e assim será com todos os seguimentos de convívio dos alunos/multiplicadores”, diz o coordenador.
Com o término desta etapa a coordenação do projeto faz uma avaliação positiva desta primeira fase. Segundo o coordenador da Casa da Juventude durante as capacitações foi possível um contato bastante próximo com os alunos, o que possibilitou aos educadores tomar conhecimento de fatos que até então eram desconhecidos pelas escolas, como por exemplo, que grande parte dos alunos já tiveram algum contato ou envolvimento com drogas, álcool e cigarros.
Diante desta proximidade e a detecção do contato com o mundo das drogas por parte dos alunos já foi possível resgatar dois jovens que hoje se encontram em tratamento em centros de reabilitação para dependentes químicos.
Fonte: Edina Silva
Vilhena oferece cursos gratuitos de Libras e de filmagem e edição de vídeos
A população de Vilhena também será contemplada com os cursos básicos gratuitos de Libras para atendimento ao público e de Filmagem e edição de vídeo
Dia Nacional da Educação; Rondônia celebra investimentos e valorização dos profissionais da educação
Em celebração ao Dia Nacional da Educação, e em reconhecimento a importância da educação como um direito fundamental e um instrumento para o desenvo
O fácil acesso ao ensino profissionalizante em Rondônia atrai cada vez mais quem busca atualizar o currículo, para aumentar as chances de ocupar um
Em mais um gesto de valorização aos profissionais da educação, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, anunciou na quarta-feira (23) o pagamento do