Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

TCE decide pela reprovação das contas municipais de Governador Jorge Teixeira


TCE decide pela reprovação das contas municipais de Governador Jorge Teixeira  - Gente de Opinião

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), durante a última sessão plenária de 2018, emitiu parecer prévio sobre as contas do município de Governador Jorge Teixeira, relativamente ao exercício de 2017, as quais não estão em condições de receber aprovação pela Câmara de Vereadores local. 

Os motivos do parecer (Processo nº 1675/17) desfavorável à aprovação foram irregularidades e impropriedades detectadas pela Corte de Contas como a insuficiência financeira para cobertura de obrigações financeiras assumidas naquele exercício e o não atendimento a determinações proferidas pelo TCE, nas contas ainda de 2015. 

Ainda no parecer foi registrado desequilíbrio financeiro das contas em decorrência de déficit financeiro, apurado mediante a verificação de disponibilidade financeira por fonte de recursos. 

Assim, ao atual gestor, foram feitas seis determinações, como a adoção de medidas para correção e prevenção da reincidência das irregularidades apontadas pelo TCE em seu parecer prévio; a realização de ajustes de cunho contábil e financeiro para corrigir distorção identificada pela Corte. 

Também que o gestor observe alertas, determinações e recomendações proferidos nas prestações de contas de anos anteriores, assim como institua plano de ação com o objetivo de melhorar os indicadores do IEGM; intensifique e aprimore medidas judiciais/administrativas, de modo a elevar a arrecadação dos créditos inscritos na dívida ativa. 

Relativamente ao Controle Interno, deve a unidade acompanhar e informar, por meio do Relatório de Auditoria Anual, as medidas adotadas pela administração quanto às determinações da decisão plenária, manifestando-se sobre o atendimento ou não das determinações pela municipalidade. 

LIMITES 

De acordo com o parecer prévio do TCE-RO, do total da receita efetivamente arrecadada pelo município de Governador Jorge Teixeira, 51,03% foram gastos com pessoal, portanto, dentro do limite permitido pela LRF, que é de 54%. 

Com referência aos limites constitucionais, a Prefeitura de Jorge Teixeira, ao longo do exercício 2017, aplicou na Manutenção e Desenvolvimento do Ensino o percentual de 28,41% da receita e o equivalente a 19,56% em ações e serviços públicos de saúde. Nesses casos o mínimo legal exigido para aplicação é de 25% e 15%, respectivamente. 

Também cumpriu o Poder Executivo do município de Governador Jorge Teixeira as disposições constitucionais no que tange aos repasses ao Legislativo municipal com 7%, dentro, portanto, do limite legal permitido, que é de 7%.

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Resolução 183! E o governo deu uma bofetada na cara do MEI

Resolução 183! E o governo deu uma bofetada na cara do MEI

Mês de Outubro fechou com uma notícia preocupante para milhões de microempreendedores individuais (MEI) em todo o país. Em 13 de outubro de 2025, o

Decreto estadual restabelece prazo para pagamento do ICMS na entrada de mercadorias a empresas com parcelamentos tributários

Decreto estadual restabelece prazo para pagamento do ICMS na entrada de mercadorias a empresas com parcelamentos tributários

O governo de Rondônia editou o Decreto nº 30.732, de 2 de outubro de 2025, que restabelece o prazo de 45 dias para regularização do Imposto sobre Op

II FROMIMPE: Oportunidade e Desenvolvimento Econômico em Rondônia

II FROMIMPE: Oportunidade e Desenvolvimento Econômico em Rondônia

O segundo encontro estadual do Fórum Permanente Rondoniense das Micro e Pequenas Empresas (FROMIMPE) reuniu, nos dias 5 e 6 de novembro, em Porto Ve

Giovana Antonelli e Primo Pobre brilham no Mutirão Acredita + Caravana Delas

Giovana Antonelli e Primo Pobre brilham no Mutirão Acredita + Caravana Delas

O auditório da Faculdade Católica de Porto Velho na última sexta-feira (7) virou palco para o evento promovido pelo Sebrae em Rondônia, que uniu dua

Gente de Opinião Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)