Porto Velho (RO) quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Economia

Startup Summit 2019 reúne mais de 4 mil pessoas em Florianópolis

Missão do Sebrae em Rondônia envia 16 empresários para participar do evento


Startup Summit 2019 reúne mais de 4 mil pessoas em Florianópolis - Gente de Opinião

Começou nesta quinta-feira (15) o Startup Summit 2019, evento dedicado a reunir todo o ecossistema de tecnologia do Brasil. Mais de 150 palestrantes passarão pelos sete espaços simultâneos com palestras, painéis e debates, todos focados em como o pequeno empreendedor inovador pode desenvolver seu negócio. A segunda edição recebe mais de 4 mil participantes no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis (SC), e é realizado pelo Sebrae, em parceria com Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).

A cerimônia de abertura recebeu os representantes do governo de Santa Catarina. João Eduardo Tasca, secretário de Administração do estado, ressaltou que Florianópolis é inovadora por natureza.  “Nossa meta é tornar a vida do empreendedor mais simples e fácil. Esse alinhamento faz com que vocês possam empreender e entregar produtos e serviços à população”, disse.  O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, complementou: “Temos um ecossistema que caminha junto e faz todo mundo crescer. Temos que apostar no empreendedor para que avancem. Estamos transformando a realidade das MPEs”.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, e o vice-presidente do Conselho Deliberativo Nacional da instituição, José Zeferino Pedrozo, também compareceram e ressaltaram a participação dos pequenos negócios, que têm um papel estratégico para aumentar a competitividade da economia brasileira, uma vez que representam 98,5% das empresas formais no país. “O nosso objetivo é promover a desburocratização para criar um ambiente de negócios cada vez melhor. Afinal, o futuro está aqui e agora. Daremos todo o apoio empreendedor para que vocês ajudem a fomentar a economia do país”, ressaltou Melles.

Sem medo de errar

O primeiro painel do Startup Summit contou com a história bem-humorada de Max Oliveira, cofundador e CEO da Max Milhas, na palestra “Como fazer tudo errado e dar certo”. Depois de tentar comprar uma passagem para visitar a namorada e se assustar com os preços altos, o empreendedor percebeu uma oportunidade para revolucionar o mercado aéreo. Hoje, com mais de 1,5 milhão de usuários cadastrados e seis anos de estrada, a MaxMilhas superou a marca de 3 milhões de passagens aéreas vendidas desde a sua criação e cresce exponencialmente com os próprios recursos, se tornando um dos maiores cases de bootstrapping do país.

“Achava viajar relevante e apostava na ideia”, disse durante a palestra. Max deu diversas dicas para quem quer abrir o seu próprio negócio e reforçou que empreender não é apenas ter um CNPJ, e sim ter atitude. “Começamos com pouca experiência e sem nenhum conhecimento de mercado. Empreender não é o jogo do acerto e, sim, do conserto. A capacidade de aprendizado faz parte da nossa história”. Entre as dicas, Max pontuou que fazer parcerias, conhecer o seu público e ser criativo nas estratégias é fundamental.

Com uma missão empresarial composta por 16 participantes que atuam nos setor de pequenos negócios de inovação, sob a coordenação da analista Gleiciane Ribeiro, o Sebrae em Rondônia está participando do evento com seus diretores financeiro Carlos Berti e técnico Samuel Almeida. Além dos empresários, a comitiva de Rondônia também conta com analistas da sede e do interior que atuam junto ao segmento de startups.

Mais Sobre Economia

Rondônia: servidores da Sesau recebem aumento no auxílio-alimentação

Rondônia: servidores da Sesau recebem aumento no auxílio-alimentação

O Governo do estado de Rondônia sancionou a Lei nº 4.711A, de 19 de fevereiro de 2020 que altera o artigo 1º da Lei nº 3.910, de 14 de outubro de 2016

Cooperativas já podem inscrever suas iniciativas no Dia de Cooperar 2020

Cooperativas já podem inscrever suas iniciativas no Dia de Cooperar 2020

O Dia de Cooperar - DIA C é um grande movimento nacional de iniciativas voluntárias, contínuas e transformadoras, realizadas pelas cooperativas bras

Carnaval e outras datas comemorativas são oportunidades para empreendedores

Carnaval e outras datas comemorativas são oportunidades para empreendedores

A festa mais popular do planeta está chegando. O carnaval, em 2020, será celebrado no dia 25 de fevereiro e, como em todos os anos, promete entupir as

Sexto encontro de liderança define prioridades regionais

Sexto encontro de liderança define prioridades regionais

Sob forte articulação do Sebrae através da realização do projeto LIDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional), o cone sul estabeleceu um grupo