Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Seminário na Fiero apresenta oportunidades de negócios com o Egito


Seminário na Fiero apresenta oportunidades de negócios com o Egito  - Gente de Opinião

A Federação das Indústria de Rondônia - Fiero recebeu nesta quinta-feira, 12, o cônsul Comercial do Egito no Brasil, Mohamed Elkhatib, que apresentou as potencialidades de produtos egípcios para exportação. O evento aconteceu no salão de convenções da entidade, em Porto Velho, reunindo empresários locais.

Elkhatib falou que o novo Egito conta com uma economia competitiva, equilibrada e diversificada, fomentada por inovação e conhecimento, fundamentada em justiça, integridade social e participação, caracterizada por um sistema ecológico de colaboração que seja equilibrado e diversificado, sempre investindo na capacidade local e humana para conseguir um desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida da população egípcia.

O cônsul enumerou os motivos para se investir no Egito. Um novo ambiente de investimento, custos competitivos de eletricidade e mão de obra, expedição de baixo custo e fácil acesso à Europa, acordos preferenciais de comércio e esquema de incentivos para o Alto Egito, voltados aos setores da agricultura, indústria e serviços.

Segundo o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, o acordo de Livre Comércio vai beneficiar ainda mais a relação Rondônia e Egito. “Pois permite desoneração de importação e de exportação, traz facilidades aduaneiras e tarifárias, são mecanismos que depois de regulamentados, irão facilitar os negócios entre Rondônia e o Egito”.

Thomé lembra que este é um momento bastante favorável, uma vez que a economia egípcia se encontra aquecida e com isso, busca ampliar as atividades comerciais com Rondônia. “Acreditamos que os laços comerciais evoluem a partir da reciprocidade entre os mercados”, afirmou.

O superintendente da Fiero, Gilberto Baptista, 1º diretor Tesoureiro, Alan Gurgel do Amaral e o diretor 2º Secretário, José Carlos de Moura Lopes também participaram do evento. 

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Temas decisivos para serem resolvidos até dezembro, o teto de faturamento do Simples é um deles

Temas decisivos para serem resolvidos até dezembro, o teto de faturamento do Simples é um deles

No final de outubro de 2025, o advogado Piraci Oliveira apresentou uma análise sobre o cenário tributário e jurídico que se desenha para os dois últ

SEFIN atende solicitação da FACER e baixa decreto que restabelece prazo de 45 dias para empresas com parcelamentos em dia na entrada de mercadorias em Rondônia

SEFIN atende solicitação da FACER e baixa decreto que restabelece prazo de 45 dias para empresas com parcelamentos em dia na entrada de mercadorias em Rondônia

A FACER - Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia celebrou mais uma importante conquista para o setor produtivo rondoniense:

Rondônia abre mais de 1,1 mil novos postos formais de trabalho em setembro

Rondônia abre mais de 1,1 mil novos postos formais de trabalho em setembro

Rondônia registrou a abertura de 1.171 empregos com carteira assinada em setembro e chegou ao saldo de 11.788 novos postos formais no acumulado do

Sebrae traz Giovanna Antonelli e Primo Pobre ao Mutirão Acredita + Caravana Delas 2025

Sebrae traz Giovanna Antonelli e Primo Pobre ao Mutirão Acredita + Caravana Delas 2025

No próximo dia 7 de novembro, das 13h às 20h, a Faculdade Católica de Rondônia ­­­— Localizada na Av. Governador Jorge Teixeira, 4100 - Bairro Costa

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)