Porto Velho (RO) quarta-feira, 16 de outubro de 2019
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Sebrae treina profissionais para fomentar atividade econômica

Agentes de Desenvolvimento de 11 municípios se preparam para criação e consolidação de pequenos negócios.


Sebrae treina profissionais para fomentar atividade econômica - Gente de Opinião

O Agente de Desenvolvimento (AD) foi criado para auxiliar o processo de implementação e continuidade dos programas e projetos contidos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. No entanto, o papel do AD e sua influência positiva no município vão além das atividades relativas à Lei Geral. A expectativa é a de que o agente venha a desempenhar um papel importante de coordenação e continuidade das atividades para desenvolvimento sustentável do município, juntamente com o poder público municipal e as lideranças do setor privado local.

Durante dois dias, profissionais de 11 municípios da região do Vale do Jamari foram imergidos em um ambiente de informações sobre como criar um cenário favorável ao surgimento de novas empresas, bem como a consolidação daquelas já existentes.  Esses trabalhadores já atuam como ADs e são responsáveis pela política econômica dos municípios onde exercem suas atividades.

As informações foram repassadas no Workshop de Capacitação de Agentes de Desenvolvimento, promovido pelo Escritório Regional do Sebrae de Ariquemes, que tem atuação nos 11 municípios que compõe o Vale do Jamari.

Liderados pela analista técnica do Sebrae, Franciluci Santana, os ADs receberam informações para a elaboração de estratégias necessárias para o surgimento de novas empresas. “Também receberam informações sobre o estabelecimento de parcerias para o treinamento e capacitação de mão-de-obra, um instrumento importante para o sucesso de qualquer negócio.”, destaca Franciluci.

Os A Ds puderam estabelecer uma proximidade com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), instituições que não possuem sede na grande maioria desses municípios. “Não estamos presentes em todos os municípios, mas podemos atuar em todos eles por meio das nossas capacitações. Basta planejamento e interesse”, destaca a gerente do Senai/Sesi em Ariquemes, Ângela Candelório.

Para o gerente do Senac em Ariquemes, Walter Silva, levar capacitação profissional aos municípios fora do eixo da BR-364 é uma estratégia para fortalecer as empresas: “Profissionais bem treinados podem representar o sucesso de um negócio.”, acrescenta.

O AD de Buritis, Cícero André, atua nesta função desde 2012 e já construiu “cases de sucesso” com a promoção de cursos, seminários e eventos para o treinamento de pessoas. Ele também contribuiu para a efetivação da Sala do Empreendedor, local dedicado para ajudar quem quer formalizar a atividade econômica. “Vamos continuar trabalhando para ajudar os empresários a terem sucesso em seus negócios”, destaca.

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