Porto Velho (RO) terça-feira, 25 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Economia

Sebrae apoia as Vigilâncias Sanitárias Municipais

Reclassificação de riscos sanitários


Sebrae apoia as Vigilâncias Sanitárias Municipais - Gente de Opinião

O Sebrae em Rondônia, em parceria com a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer), e com as  Vigilância Sanitárias dos Municípios – Visa de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena, estão reunidos desde de segunda-feira (4), para tratar da reclassificação dos Riscos Sanitários e elaboração de Minuta de Legislação para subsidiar a padronização da atuação dessa autoridade sanitária em Rondônia.

 

O resultado desse trabalho está em consonância com o desafio do país em proporcionar maior agilidade e liberdade para empreender no Brasil e em Rondônia.

O estado de Rondônia é destaque em nível nacional no processo de simplificação para abertura, alteração e baixa de empresa, por meio da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), e o comprometimento dos representantes das Visas presentes na reunião contribuem para aperfeiçoar ainda mais o processo de simplificação.

 

O Sr. Eder Neves Falcão, representante da Jucer, destacou que esta etapa do trabalho contribui para a melhoria do processo de licenciamento sanitário nos municípios à medida que padroniza as legislações municipais. Porque permite a automatização de processos e atende legislações que têm como base a simplificação do registro e legalização de empresas e negócios. O propósito do trabalho é deixar o processo de licenciamento mais célere, linear e simples, inclusive aumentando a lista de atividades dispensadas do licenciamento sanitário. Ao diminuir a burocracia o empreendedor irá ganhar mais tempo e terá maiores períodos para gerenciar seu negócio.

 

A condução do trabalho foi realizada pelo consultor do Sebrae/RO, João Carlos Andrade, do Paraná, que atua em Rondônia desde o início da implantação da Redesim, e que neste ano presta consultoria na melhoria e simplificação dos processos.

 

O Diretor Superintendente do Sebrae RO, Daniel Pereira, entende que “os empresários de Rondônia ganham dinamismo e competitividade quando agentes públicos, comprometidos com o setor produtivo e o desenvolvimento do estado, compreendem as necessidades dos empreendedores que investem na geração de riquezas. Essa é uma maneira para tornar o nosso estado mais atraente em qualidade de vida e geração de oportunidades e assim favorecer investimentos em saúde, segurança e fundamentalmente na educação, sendo este último o grande catalisador de desenvolvimento sustentável”, completa Daniel.

Mais Sobre Economia

Carnaval e outras datas comemorativas são oportunidades para empreendedores

Carnaval e outras datas comemorativas são oportunidades para empreendedores

A festa mais popular do planeta está chegando. O carnaval, em 2020, será celebrado no dia 25 de fevereiro e, como em todos os anos, promete entupir as

Sexto encontro de liderança define prioridades regionais

Sexto encontro de liderança define prioridades regionais

Sob forte articulação do Sebrae através da realização do projeto LIDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional), o cone sul estabeleceu um grupo

Sebrae promove seminário para profissionais do segmento de beleza

Sebrae promove seminário para profissionais do segmento de beleza

Ocorreu esta semana (18), no auditório do Sebrae em Rolim de Moura, o seminário Encontro de profissionais da beleza “Negócios de Sucesso” com objeti

Brasil abre mercado de 50 bilhões a empresas estrangeiras + Uma nova política ambiental brasileira

Brasil abre mercado de 50 bilhões a empresas estrangeiras + Uma nova política ambiental brasileira

Uma nova política ambiental brasileira Ao completar o primeiro ano de mandato do atual governo federal, o Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles afi