Quinta-feira, 5 de setembro de 2019 - 16h30

O Sebrae em Rondônia, em parceria com a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer), e com as Vigilância Sanitárias dos Municípios – Visa de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena, estão reunidos desde de segunda-feira (4), para tratar da reclassificação dos Riscos Sanitários e elaboração de Minuta de Legislação para subsidiar a padronização da atuação dessa autoridade sanitária em Rondônia.
O resultado desse trabalho está em consonância com o desafio do país em proporcionar maior agilidade e liberdade para empreender no Brasil e em Rondônia.
O estado de Rondônia é destaque em nível nacional no processo de simplificação para abertura, alteração e baixa de empresa, por meio da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), e o comprometimento dos representantes das Visas presentes na reunião contribuem para aperfeiçoar ainda mais o processo de simplificação.
O Sr. Eder Neves Falcão, representante da Jucer, destacou que esta etapa do trabalho contribui para a melhoria do processo de licenciamento sanitário nos municípios à medida que padroniza as legislações municipais. Porque permite a automatização de processos e atende legislações que têm como base a simplificação do registro e legalização de empresas e negócios. O propósito do trabalho é deixar o processo de licenciamento mais célere, linear e simples, inclusive aumentando a lista de atividades dispensadas do licenciamento sanitário. Ao diminuir a burocracia o empreendedor irá ganhar mais tempo e terá maiores períodos para gerenciar seu negócio.
A condução do trabalho foi realizada pelo consultor do Sebrae/RO, João Carlos Andrade, do Paraná, que atua em Rondônia desde o início da implantação da Redesim, e que neste ano presta consultoria na melhoria e simplificação dos processos.
O Diretor Superintendente do Sebrae RO, Daniel Pereira, entende que “os empresários de Rondônia ganham dinamismo e competitividade quando agentes públicos, comprometidos com o setor produtivo e o desenvolvimento do estado, compreendem as necessidades dos empreendedores que investem na geração de riquezas. Essa é uma maneira para tornar o nosso estado mais atraente em qualidade de vida e geração de oportunidades e assim favorecer investimentos em saúde, segurança e fundamentalmente na educação, sendo este último o grande catalisador de desenvolvimento sustentável”, completa Daniel.
Segunda-feira, 5 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Feliz 2026! Mas prepare-se, pois, senão irá quebrar
Chegamos ao último dia de 2025, um ano marcado por grandes dificuldades para os microempreendedores brasileiros. Para muitos, a principal preocupaçã

Correios preveem 15 mil demissões voluntárias e fechar mil agências
Com o objetivo de reduzir os déficits registrados desde 2022, os Correios divulgaram nesta segunda-feira (29) um plano de reestruturação da companhi

Você será feliz. Essa não é apenas uma frase de esperança — é uma afirmação de quem conhece a realidade de empreender no Brasil e, apesar de todos o

FACER e SEDEC lançam oficialmente a Semana Automotiva em Porto Velho
Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 18 de dezembro, a FACER - Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia, em parceria co
Segunda-feira, 5 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)