Porto Velho (RO) domingo, 3 de julho de 2022
×
Gente de Opinião

Economia

Melhores investimentos em 2023, segundo Hélio Laniado


Hélio Laniado - Gente de Opinião
Hélio Laniado

A vida financeira é um assunto muito importante, sendo uma das bases da vida contemporânea. Entretanto, por causa da falta de conhecimento mais técnico na área, empresas e pessoas enfrentam alguns problemas ao cuidar de suas finanças. 

Com isso, torna-se um desafio generalizado e afeta diversos setores.

Porém, existem profissionais que conseguem entender melhor sobre o assunto, sendo especialistas que compartilham seu conhecimento.

Um destes profissionais, entre muitos outros,  é o consultor financeiro Hélio Laniado. Especialista na área financeira, ele trabalha auxiliando empresas e pessoas físicas a terem maior controle sobre seu dinheiro, atuando na tomada de decisões sobre questões financeiras.

Assim, o especialista dá dicas de como investir atualmente. Com isso, você pode absorver esse conhecimento e aplicar em sua vida financeira. Mas, antes de podermos adentrar no assunto base deste artigo, devemos saber quem é Hélio Laniado e porque é importante ouvir os seus conselhos, relativos à vida financeira. 

Quem é Hélio Laniado?

Hélio Laniado trabalha como assessor financeiro desde 1997. Sua principal atividade é organizar as finanças de seus clientes, sempre com foco em corporações, mas já também tendo atuado com investidores pessoas físicas.  

Entretanto, o especialista está no mercado financeiro desde cedo, ainda um estagiário em  1988. Esteve na ativa na década de 90, quando o mercado no brasil era mais fechado e não tão globalizado e regulado como hoje, onde foi responsável por auxiliar bancos estrangeiros a se instalarem no país.

Com isso, vemos que Hélio Laniado coleciona uma vasta experiência no mercado, trabalhando com diversas empresas, financeiras e não financeiras ao longo dos anos, por isso consideramos que ele é um profissional com bastante conteúdo a acrescentar.

Atualmente, também trabalha com gestão financeira de empresas em crise. Algo que se tornou muito importante para as empresas, que enfrentam um ambiente bastante desafiador no Brasil. Principalmente após a crise de saúde que assolou o mundo e afetou muitos setores. 

Entre os investimentos de sua empresa, fundaram a VIMM/Pag,  uma Fintech que auxilia na gestão de meios de pagamento de cartão de crédito,  auxiliando pessoas a quitarem suas dívidas com taxas de juros mais baixas do que o crédito rotativo do cartão, e quase tão competitivas como as de um crédito pessoal.

Com sua vasta experiência, Hélio Laniado mantém um blog pessoal, no qual compartilha seus conhecimentos na área. Um de seus principais assuntos abordados em seu site particular é investimentos. Assim, reúne toda a sua experiência no mercado financeiro e compartilha para aqueles que gostam de se informar um pouco mais. 

Quais os melhores investimentos, segundo Hélio Laniado em 2023?

De acordo com Hélio Laniado, muitas pessoas não sabem muito bem como começar a investir. Com isso, logo pensam em colocar o dinheiro na poupança, que segundo Laniado, assim como a maioria dos conhecedores do mercado financeiro, este não é um investimento interessante, muitas vezes perdendo até mesmo para a inflação. 

. Assim, o assessor financeiro compartilha algumas dicas de como começar a investir. 

Defina previamente os seus objetivos e o quanto de dinheiro dispõe para o investimento 

Hélio Laniado dá muita importância a esse fator. O especialista iniciou esta discussão explicando que o investidor deve ter um objetivo em mente logo antes de começar a investir.

Laniado reitera que tendo este objetivo, deve ficar claro se é de curto, médio ou longo prazo.

Assim, poderá se programar e saber qual o melhor investimento para uma situação específica. Consequentemente, disponibilizar um valor fixo para começar seu pecúlio, com definição de prazo e rentabilidade que aquele investimento pode te proporcionar.

Assim, Laniado termina essa primeira parte, explicando ser necessário saber se você poderá investir de uma só vez um valor maior, ou aos poucos, mensalmente. 

Saiba qual o seu perfil de investimento

O segundo passo, para poder saber qual o é o melhor investimento, segundo Laniado, é entender seu perfil de investidor antes de começar.

Com isso, você deve entender se faz parte da classe mais conservadora, que não tem coração para riscos, ou de um perfil mais arrojado, disposto a se arriscar um pouco mais e sofrer com volatilidades maiores - e eventualmente maiores retornos. 

O que fazer, para começar a investir

Agora, segundo Laniado, você já tem um caminho traçado e com isso, o próximo passo é ir atrás de uma corretora e abrir uma conta, ou saber se seu banco já tem este mecanismo disponível para seus clientes, segundo o especialista. 

Para isso, vale a pena fazer uma boa pesquisa, evitando assim,  a cobrança de taxas abusivas e fora de mercado.

Por fim, Laniado ainda dá outras dicas muito importantes sobre o assunto, a conferir em seguida. 

Tipos de investimento, segundo Laniado

Hélio Laniado continua, agora, sobre os tipos de investimento. Esse é um conceito importante, para que você saiba analisar qual é o melhor investimento para se fazer no cenário atual.

 Renda fixa

O primeiro tipo de investimento que o especialista aponta é a Renda Fixa. Neste modelo, você investe numa taxa pré fixada, com prazo pré determinado, ou pós, dependendo da sua necessidade de uso do valor.

Assim, neste tipo, você já sabe o quanto irá render e quanto será o valor devolvido pela aplicação.

Ela pode ser em título do governo, títulos bancários, ou títulos de crédito a empresas, de grande ou médio porte, públicas ou privadas. E isso deve ser tema de um novo e mais aprofundado debate.

Renda Variável

Neste modelo, segundo Laniado, o investimento é feito em ações das empresas listadas em bolsa, é como se você se tornasse sócio delas em uma parcela pequena, e os retornos tendem a ser imprevisíveis. Você não tem como saber quanto irá receber em sua conta no tempo, pois as ações das empresas sofrem variações de acordo com vários fatores externos ou internos. 

Com todo esse conhecimento, compartilhado por Laniado, você consegue ter uma ideia de como começar, mas dependendo da sua vontade de estudar e aprender, sempre será aconselhável contratar um conselheiro ou assessor profissional. Assim, se quiser saber mais sobre o artigo base para este, poderá acessá-lo por aqui

Mais Sobre Economia

Marfrig oferece 30 vagas de emprego na unidade de Chupinguaia/RO

Marfrig oferece 30 vagas de emprego na unidade de Chupinguaia/RO

A Marfrig, líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, anuncia 30 vagas de emprego na unidade de C

Retomada da economia resulta na geração de mais 1,9 mil novos empregos em Rondônia

Retomada da economia resulta na geração de mais 1,9 mil novos empregos em Rondônia

O Brasil registrou, em maio, mais um mês com a alta na criação de vagas de emprego formal em todo o país. Foram mais de 277 mil novos postos de trab

Rondônia reduz ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, transportes e telefonia

Rondônia reduz ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, transportes e telefonia

Está definido o teto da alíquota do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Inter

Prazo para adesão ao programa Refaz termina nesta quinta-feira, 30/06

Prazo para adesão ao programa Refaz termina nesta quinta-feira, 30/06

Termina nesta quinta-feira (30), o prazo para adesão ao Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Pública Estadual – Refaz, que possibilita aos