Domingo, 31 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Marcos Rocha entrega no TCE-RO prestação de contas do Estado do exercício 2018


Marcos Rocha entrega no TCE-RO prestação de contas do Estado do exercício 2018  - Gente de Opinião

Em ato simbólico nesta segunda-feira (22), na sede do Tribunal de Contas do Estado, o presidente em exercício do TCE-RO, conselheiro Valdivino Crispim de Souza, recebeu das mãos do governador Marcos Rocha, acompanhado de secretários e técnicos das áreas contábil e financeira, a prestação de contas do Governo do Estado, relativas ao exercício de 2018.

Entre os documentos entregues estão o relatório técnico da área contábil e o Balanço Geral, os quais apresentam a gestão administrativa, orçamentária, financeira e fiscal do governo, com destaque para arrecadação, investimentos, cumprimento dos gastos com saúde e educação e limites com folha de pagamento e endividamento.

Destacam-se ainda os demonstrativos contábeis que evidenciam a situação patrimonial do Estado: bens, direitos, caixa, contas a pagar, contas a receber, despesas com folha, custeio, investimento, entre outros.

Também foi entregue o atestado da Controladoria Geral (CGE-RO), no que se refere à regularidade das contas estaduais, contemplando, por meio de dados e informações técnicas, a execução dos orçamentos da administração estadual e os resultados alcançados com a aplicação dos recursos públicos nas funções, programas e ações do Poder Executivo, em obediência aos limites constitucionais e da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O relatório da CGE também é analisado pela Corte de Contas.

Durante o ato, foi ressaltada a preocupação do Poder Executivo em realizar a entrega das contas para análise dentro do prazo legal, em atendimento, ainda, aos princípios da transparência e da responsabilidade fiscal.

Enfatizou-se também a missão do Tribunal, que é a de analisar e fornecer, no caso das contas estaduais, o parecer prévio, verificando se os recursos públicos estão sendo bem geridos e buscando a melhoria da administração pública e, consequentemente, dos serviços que são prestados ao cidadão.

 

PARECER 

O parecer prévio do TCE consiste em apreciação geral e fundamentada da gestão orçamentária, patrimonial e financeira do Estado, devendo demonstrar se o Balanço Geral representa adequadamente a posição financeira, orçamentária e patrimonial em 31 de dezembro do exercício em análise (no caso, 2018), bem como se as operações estão de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade aplicados à administração pública, concluindo por recomendar a aprovação ou não das contas do gestor.

O parecer prévio, que será emitido durante sessão do Pleno do TCE-RO, serve de base para o julgamento político-administrativo, que é feito pela Assembleia Legislativa.

Gente de OpiniãoDomingo, 31 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Empresários do Vale do Jamari buscam inovação em energia solar na Intersolar South América 2025

Empresários do Vale do Jamari buscam inovação em energia solar na Intersolar South América 2025

Empresários da região do Vale do Jamari, em Rondônia, estiveram em São Paulo participando da Intersolar South America 2025, realizada entre os dias

Sebrae apoia 20 empreendedores de Rondônia no Startup Summit 2025

Sebrae apoia 20 empreendedores de Rondônia no Startup Summit 2025

Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação e gerar novas conexões estratégicas, Rondônia marca presença no Startup Summit 2025. De 27 a

Desafio Quero Ser Economista 2025: inscrições abertas e prêmios para alunos do Ensino Médio

Desafio Quero Ser Economista 2025: inscrições abertas e prêmios para alunos do Ensino Médio

Já pensou em transformar o que aprende em sala de aula em uma grande competição nacional? Essa é a proposta do Desafio Quero Ser Economista 2025, qu

Gente de Opinião Domingo, 31 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)