Porto Velho (RO) quinta-feira, 23 de maio de 2019
×
Gente de Opinião

Economia

Fecomércio/RO participa de reunião para discutir sobre o Shopping Popular na capital


Fecomércio/RO participa de reunião para discutir sobre o Shopping Popular na capital - Gente de Opinião

Na ocasião foi discutido a construção do novo espaço e a situação dos ambulantes que trabalham irregularmente

 

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio/RO) participou de reunião no Ministério Público do Estado na última terça-feira (12), para tratar sobre a construção do novo shopping popular na capital.


A Federação foi representada pelo presidente do Secovi, Abraão Viana e o presidente do Sindilojas, Antônio Ribeiro. Estiveram presentes ainda, representantes da PGM, Semasf, Semtran, Departamento de Posturas do Município e CDL. 


Desde a enchente de 2014, ambulantes e permissionários precisaram sair do antigo local e passaram a ocupar ruas e praças, muitos trabalhando de forma irregular sem o pagamento de taxas. A avenida Sete de Setembro e a Praça Jonatas Pedrosa, por exemplo, são as mais afetadas pela ocupação das calçadas, impossibilitando dessa forma a passagem de pedestres que acabam transitando pela rua.


A Fecomércio e seus sindicatos filiados acompanham a situação desde o início e inclusive já havia solicitado da prefeitura no ano passado a revitalização da região do Cai N’ Água e do terminal Euclides da Cunha, onde funcionava o antigo camelódromo da capital.


De acordo com o diretor do Departamento de Posturas do município, Rainey Viana a construção do novo shopping popular seria realizada por meio de Parceria Público Privada (PPP), porém, não houve empresas interessadas durante o chamamento. Ele disse ainda que a prefeitura tomou outras medidas como a colocação de ambulantes em ruas secundárias, onde se permite o tipo de serviço, mas, ressaltou, que existe certos entraves, principalmente nos que ocupam a Praça Jonatas Pedrosa.


A Promotora de Justiça de Habitação e Urbanismo, Dr. Flávia Barbosa Shimizu Mazzini deu o prazo de 30 dias para que a prefeitura informe um novo plano de ação com respeito aos ambulantes e providências para a praça Jonathas Pedrosa.

Mais Sobre Economia

CDL comemora 39 anos de serviços na Capital

CDL comemora 39 anos de serviços na Capital

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Velho comemora nesta quarta-feira (22 /05), 39 anos de criação.  A entidade é uma marca registrada de luta

Acadêmicos da Faculdade Sapiens vão atuar na profissionalização de autônomos de Porto Velho

Acadêmicos da Faculdade Sapiens vão atuar na profissionalização de autônomos de Porto Velho

O ensino da Faculdade Sapiens foge do comum. A começar pelos cursos de graduação oferecidos com exclusividade, as disciplinas ofertadas a cada ciclo e

Inscrições abertas para processo seletivo Sebrae

Inscrições abertas para processo seletivo Sebrae

O Sebrae em Rondônia e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) recebem inscrições até 06 de junho,para o processo selet

Startup Day reuniu mais de 50 empreendedores

Startup Day reuniu mais de 50 empreendedores

Na edição de 2019 o Startup Day de cada estado preparou uma programação que permitiu capacitação, compartilhamento de experiências e conexão com o eco