Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Dona de casa transforma momento ocioso em negócio de sucesso


Dona de casa transforma momento ocioso em negócio de sucesso  - Gente de Opinião

Microempreendedora Individual alerta importância de fazer a declaração de renda até 31 de maio

 

A dona de casa Rita Saito, com o apoio do Sebrae, transformou seu hobby e tornou-se uma Microempreendedora Individual (MEI). Inclusive, hoje, é possível encontrar a marca dela em Rondônia e em Mato Grosso. Tudo graças à qualidade e ao design.

A empresa nasceu de uma conversa com as amigas e, para viabilizar, procurou o Sebrae onde participou de vários workshops. De acordo com Emerson Silva, analista técnico do Sebrae de Vilhena, a equipe faz todo um acompanhamento desde o processo de pensar o negócio até a gestão em funcionamento. “Temos soluções para todos os estágios do empreendimento, desde consultorias a capacitações”, disse.

No início, as primeiras sandálias fabricadas não saíram como planejado, ficaram feinhas e teve de dar para os parentes, amigas e baratear o preço de algumas. Hoje, além de produzir com design agradável em vários modelos, possui revendedoras nos municípios de Vilhena, Cerejeiras, Cacoal, São Miguel do Guaporé, Ji-Paraná, e no Mato Grosso em Colniza, Juína e Sinop.

Para a cliente Ana Maria Mezzomo, a rasteirinha é super confortável e é a única que consegue usar diariamente sem sentir incômodo nas pernas, pois tem problemas de varizes.

A matéria prima vem de fora de Rondônia e pretende comercializar em Porto Velho. Além do mais, descobriu como nicho as sandálias personalizados para festas.

Preocupada, a empreendedora alerta a importância de formalizar o negócio e manter a regularidade como MEI, fazer a declaração de renda todo ano para não perder os benefícios, dentre eles o próprio CNPJ.

Emerson destaca que é muito fácil fazer a declaração, podendo ser realizada no site https://www.portalmeiempreendedor.com/ ou no próprio Sebrae.” È importante frisar que o para ser MEI é necessário faturar no máximo até R$ 81 mil por ano (R$ 6.750,00 por mês) e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria. Entre as vantagens oferecidas está o registro no CNPJ, o que facilita a abertura de conta bancária como pessoa jurídica e a emissão de notas fiscais”, alertou.

 

Gente de OpiniãoSábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia abre mais de 1,1 mil novos postos formais de trabalho em setembro

Rondônia abre mais de 1,1 mil novos postos formais de trabalho em setembro

Rondônia registrou a abertura de 1.171 empregos com carteira assinada em setembro e chegou ao saldo de 11.788 novos postos formais no acumulado do

Sebrae traz Giovanna Antonelli e Primo Pobre ao Mutirão Acredita + Caravana Delas 2025

Sebrae traz Giovanna Antonelli e Primo Pobre ao Mutirão Acredita + Caravana Delas 2025

No próximo dia 7 de novembro, das 13h às 20h, a Faculdade Católica de Rondônia ­­­— Localizada na Av. Governador Jorge Teixeira, 4100 - Bairro Costa

Elevação do teto do MEI e Simples avança e está a dois passos da aprovação, mas só passa no empurrão

Elevação do teto do MEI e Simples avança e está a dois passos da aprovação, mas só passa no empurrão

Está em curso no Congresso Nacional uma proposta que pode redefinir o marco da formalização no Brasil: a atualização dos limites de faturamento para

II Fórum Permanente Rondoniense das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte reúne agentes estratégicos

II Fórum Permanente Rondoniense das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte reúne agentes estratégicos

Nos dias 5 e 6 de novembro de 2025, o Sebrae em Rondônia realizará o II Fórum Permanente Rondoniense das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (

Gente de Opinião Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)