Porto Velho (RO) segunda-feira, 15 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Economia

Como a Selic acima de 13% ao ano afeta o cenário para os investimentos


Arley Junior - Gente de Opinião
Arley Junior

Nos dias 14 e 15 de junho, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central volta a se reunir para definir o novo patamar da Selic, a taxa básica de juros. Na atual decisão, o comitê tem a tarefa desafiadora de avaliar o momento de encerrar o ciclo de alta. O Departamento Econômico do Santander projeta aumento de 0,50 ponto percentual nesta reunião e de 0,25 p.p. em agosto, movimento que deve ser o último ajuste e levará a Selic a 13,50% ao ano.

Com os juros elevados, os investimentos em renda fixa ficam mais atrativos. Os produtos pós-fixados, ou seja, que acompanham a variação da taxa de juros, seguem como destaques nas nossas recomendações. O investidor pode optar por alternativas com liquidez, como os CDBs, fundos DI e Tesouro Selic, ou ainda com carência, como as Letras (LCIs e LCAs), que têm a vantagem da isenção do Imposto de Renda. Além disso, alternativas em crédito privado seguem como complemento da parcela recomendada para investimentos em renda Fixa, visto que costumam pagar prêmios em relação aos títulos públicos. Neste caso, o investidor encontra opções em fundos, previdência ou ainda em títulos de empresas, como CRIs, CRAs e debêntures incentivadas, produtos também isentos de IR para pessoa física.

Também continuamos recomendando a classe dos fundos multimercados. Como o nome sugere, esse tipo de aplicação permite acesso aos mercados de renda fixa, de renda variável e de câmbio, tanto no Brasil, quanto no exterior. A flexibilidade desses ativos é imprescindível em momentos de volatilidade elevada como o atual. E, mesmo com os juros elevados, esses fundos têm mostrado rentabilidade interessante.

Em momentos de incerteza, muitos investidores ficam indecisos sobre onde alocar seus recursos sem correr riscos de perder capital. Para esse perfil, indicamos os Certificados de Operações Estruturadas (COEs). Atualmente, o Santander oferece alternativas que acompanham diferentes índices e todos possuem capital garantido, ou seja, se o cliente mantiver a aplicação até o vencimento, ele terá a proteção do capital investido. Em alguns casos, há ainda uma rentabilidade mínima garantida, independentemente do desempenho do índice no vencimento.

Para aqueles que têm maior perfil de risco e prazo para alocação, vemos oportunidades na renda variável. Considerando o histórico recente do Ibovespa, a relação preço/lucro está em patamares historicamente baixos, o que sinaliza um momento oportuno de entrada para quem possui médio e longo prazos para investimentos. Há ainda a opção de investir em empresas consideradas boas pagadoras de dividendos, que tendem a oscilar menos quando comparadas às demais ações.

Em resumo, a nossa recomendação é que o investidor tenha uma carteira diversificada, equilibrada em relação ao perfil de risco, e tenha em mente que oscilações podem gerar oportunidades. Para ajudar a identificá-las em meio a um leque cada vez maior de produtos, também é fundamental contar com o apoio de um especialista que saiba quais aplicações são mais adequadas ao momento de vida, objetivos e perfil do investidor.

Mais Sobre Economia

 Caixa inicia pagamento do benefício taxista

Caixa inicia pagamento do benefício taxista

A CAIXA credita, nesta terça-feira (16), mais de R$ 490 milhões do Benefício Taxista. O depósito será realizado em conta poupança social digital abert

Auxílio Brasil será pago a mais de 116 mil famílias de Rondônia em agosto

Auxílio Brasil será pago a mais de 116 mil famílias de Rondônia em agosto

Rondônia é o quinto estado da Região Norte com maior número de beneficiários do Auxílio Brasil em agosto. Desde julho, 12.205 novas famílias entraram

Conexão Líderes da Amazônia fará grande reconhecimento a personalidades que contribuem com o desenvolvimento da região

Conexão Líderes da Amazônia fará grande reconhecimento a personalidades que contribuem com o desenvolvimento da região

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae) tem atuado de maneira muito intensa para promover desenvolvimento e mitigação das

Consumidores podem adquirir presentes do Dia dos Pais durante as feiras do Giro Empreendedor

Consumidores podem adquirir presentes do Dia dos Pais durante as feiras do Giro Empreendedor

Uma ótima oportunidade para os pequenos empreendedores de Porto Velho e para os consumidores que ainda não compraram o presente do Dia dos Pais, o G