Quarta-feira, 15 de maio de 2019 - 12h41

Em visita ao Sebrae, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, Exmo. Sr. Desembargador Walter Waltemberg, reuniu-se com o diretor superintendente do Sebrae em Rondônia para dar início a um trabalho de conscientização quanto à necessidade de aprimoramento na qualidade do leite. Dr. Walter é pequeno produtor de leite e o faz dentro dos melhores padrões de qualidade com uma linha de ordenha mecanizada, resfriamento, beneficiamento, industrialização, envase, armazenamento e expedição com tecnologia de ponta. O diretor Daniel Pereira apresentou as alternativas de consultoria tecnológica com o Sebraetec, programa de orientações especializadas e customizadas para programar soluções em sete áreas de aperfeiçoamento (design, produtividade, propriedade intelectual, qualidade, inovação, sustentabilidade tecnologia da informação e comunicação). O programa subsidia até 80% dos custos do projeto.
Como empresário da agroindústria, Dr. Walter manifestou interesse em receber as orientações do Sebrae, lembrou ainda que a qualidade do leite está em ressonância com a saúde do gado leiteiro com boa alimentação, melhores pastagens e para garantir produtividade precisa-se investir no melhoramento genético do rebanho. Citou exemplos de outros pequenos produtores, que com tecnologia conseguem manter seu gado saudável, para fornecer leite livre de infecção pelos procedimentos realizados imediatamente após a ordenha.
Tais procedimentos de desinfecção têm por função reduzir infecções causadas por microrganismos ambientais. Quando esses cuidados não são tomados há um significativo aumento dos casos de mastite bovina, que é um processo inflamatório que atinge a glândula mamária das vacas, é contagioso e se espalha facilmente no rebanho. Presente na reunião, o presidente do Sescoop/RO e conselheiro do Sebrae, Salatiel Rodrigues, também manifestou preocupação com esses cuidados, vez que a produção de leite é fonte de renda para os produtores rurais que integram o sistema de cooperativas em Rondônia.
O diretor Daniel não perdeu a oportunidade em demonstrar outras prioridades do Sebrae em Rondônia, dentre elas a proposta de levar a educação empreendedora para as escolas do estado. O Sebrae, como parceiro do Movimento Rondônia pela Educação – MRPE, elaborou o Planejamento Estratégico do MRPE com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação de Rondônia.
Um desses objetivos é “Aperfeiçoar e inovar as práticas pedagógicas no interior das escolas.” como forma de melhorar a proficiência dos alunos, medido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. Para isso, está buscando parcerias para levar aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental apostilas voltadas para o aprendizado de matemática e português. A expectativa é que se consiga elevar o Ideb do estado no curto prazo. O Desembargador considerou a iniciativa importante e demonstrou estar interessado em apoiar propostas dessa natureza.
Saiba mais sobre a atuação do Sebrae acessando o site <www.sebrae.ro> ou ligue gratuitamente para 0800-570-0800. Você também pode nos acessar pelo número de WhatsApp (69) 98130-5656 ou pelas plataformas Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube, no perfil Sebrae RO.
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
FACER e SEDEC lançam oficialmente a Semana Automotiva em Porto Velho
Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 18 de dezembro, a FACER - Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia, em parceria co

INÉDITO: Governo de RO anuncia novidade para economia em 2026 com lançamento da Semana Automotiva
O lançamento da Semana Automotiva acontece nesta quinta-feira (18), às 19h, em Porto Velho, e demonstra o compromisso do Governo de Rondônia em imp

Governo de Rondônia autoriza abono de R$ 5 mil para servidores da Educação
O Governo de Rondônia autorizou nesta terça-feira (16) o pagamento de um abono no valor total de R$ 5 mil aos servidores da Educação da rede estadua

Receita determina e chega a vez dos autônomos que vendem no CPF
Autônomos no CPF devem sentir pressão por nota fiscal já a partir de janeiro de 2026. O trabalho “no CPF” deve enfrentar uma mudança prática importa
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)