Quinta-feira, 10 de setembro de 2020 - 10h29

A inclusão social é uma
preocupação cada vez maior dos empresários do comércio, principalmente, porque,
ao contrário do que se costuma pensar, pessoas com algum tipo de limitação
podem ser clientes, ou colaboradores, muito importantes de qualquer negócio. Por
esta razão a Associação Comercial de Rondônia-ACR está conclamando os lojistas
a incentivar o treinamento de seus colaboradores na Língua Brasileira de
Sinais-Libra para que se possa diminuir os grandes “abismos sociais” entre os
trabalhadores do comércio e os deficientes auditivos na hora de uma operação de
compra, venda, pagamento ou aquisição de serviços. Afinal os são clientes, como
os outros do comércio, o dinheiro ou cartões deles não tem diferenças e
trabalham, pagam impostos e tem necessidade do comércio como qualquer outro
cidadão, além de serem muitos, pois, estima-se que, só em Porto Velho, são mais
de 8 mil pessoas. É sempre problemático quando não se tem quem os atenda bem,
de vez que isto, muitas vezes, gera transtornos e constrangimentos para quem
trabalha no atendimento ou para o cliente com deficiência auditiva que buscam
produtos ou serviços nas lojas de sua preferência e não se sentem bem
atendidos. Fora do comércio tais situações também ocorrem sendo, a pior delas,
na área de saúde, incluindo hospitais, postos de saúde e farmácias. Também nos
transportes, em rodoviárias, aeroportos, onde buscam bilhetes de passagem, a
comunicação, geralmente, é difícil. Daí, o presidente da ACR, Vanderlei Oriani,
propor aos lojistas o treinamento de seus colaboradores em Libras, o que,
segundo ele, com cursos disponíveis em instituições de ensino, como é o caso do
SENAC, não é muito complicado de ser feito, mas, existe, quando se tem muitos
funcionários, até mesmo a possibilidade de fazer internamente. Para Oriani, a
falta de pessoal com habilidade na comunicação em Libras é sensível, é muito
grande. “Assim ofertar treinamento para que seus colaboradores estreitem este
hiato, entre quem domina e quem não domina Libras, pode ser um diferencial
excelente para aumentar os clientes de seu negócio com um grande alcance social”.
Sexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
DRF Porto Velho alerta sobre golpes na internet
Esta semana, a DRF Porto Velho observou um aumento significativo de contribuintes que procuraram o Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) para

O Banco da Amazônia encerrou os nove primeiros meses de 2025 (9M25) com avanços significativos em sua agenda de transformação e modernização, consol

Rondônia deve encerrar 2025 com a 3ª melhor economia do Brasil
Atualizada em novembro, a Resenha Regional de Assessoramento Econômico de uma instituição financeira com as projeções de crescimento do Produto Intern

Ministério do Empreendedorismo (MEMP) firmou um acordo de cooperação técnica com a Associação Nacional dos Sindicatos da Micro e Pequena Indústria (
Sexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)