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Economia - Nacional

Uma em cada quatro empresas brasileiras enfrenta concorrência da China


Martha Beck - Agência O Globo BRASÍLIA - Uma em cada quatro empresas brasileiras enfrenta a concorrência de produtos chineses no mercado nacional, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O trabalho revela ainda que metade das empresas que enfrentam a concorrência da China já perdeu participação no mercado brasileiro. Os setores mais prejudicados são o têxtil, de vestuário, de equipamentos hospitalares e calçados. De acordo com a CNI, 75% das empresas têxteis e 66% dos fabricantes de vestuário já perderam espaço para os produtos chineses no Brasil. O trabalho também mostra os efeitos da China no mercado internacional para os exportadores brasileiros. De acordo com a pesquisa - que ouviu 1.581 empresários - 58% das empresas que atuam no mercado externo sofrem a concorrência de produtos chineses e já perderam clientes. Além disso, 12% das grandes empresas brasileiras já transferiram parte de sua produção para a China, onde os custos são mais baratos. Neste grupo, estão os setores de veículos, máquinas e materiais elétricos e minerais não-metálicos. As empresas afirmaram à CNI que a forma de o Brasil enfrentar a concorrência chinesa é, principalmente, reduzir custos de produtos e aumentar investimentos na qualidade dos produtos. Também é preciso diferenciar marcas, lançar novos produtos e eventualmente reduzir a margem de lucro.

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