Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia - Nacional

Técnica de silagem prevê aumento de 20% na produção leiteira


A Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), através dos extensionistas que atuam no município de Chupinguaia, está desenvolvendo atividades visando melhorar a alimentação dos animais no período da seca. Através do processo de silagem com sementes de milho de dupla aptidão agricultores estão conseguindo manter uma alimentação saudável para seu rebanho de bovinos. A meta é incentivar novos agricultores na técnica e, com isso aumentar em 20% a produção de leite na região.

Já é sabido que durante o período de estiagem a produção e produtividade de leite sofrem quedas acentuadas. Essas quedas são atribuídas, na maioria das vezes, à escassez de alimento para os animais, ocasionadas pela falta das chuvas.

“Essa é uma realidade de muitos municípios”, afirma o zootecnista e gerente da Emater no Território Cone Sul, Enio Roberto Milani. Visando minimizar esse quadro a equipe resolveu estabelecer metas que possam contribuir para o processo produtivo leiteiro com qualidade. Para isso era preciso orientar os agricultores e melhorar a alimentação do gado, principalmente na seca onde o pasto é escasso e o capim insuficiente.

Inicialmente foi realizado pela Emater, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Chupinguaia, um dia de campo sobre ensilagem de milho, para mostrar aos participantes as vantagens da utilização dessa técnica. A silagem é uma forragem verde, suculenta, conservada por meio de um processo de fermentação anaeróbica, que são guardadas em silos. Ao processo de cortar a forragem, colocá-la no silo, compactá-la e protegê-la com a vedação do silo para que haja a fermentação dá-se o nome de ensilagem.

Segundo o zootecnista Rogério Rodrigues, extensionista da Emater em Chupinguaia, a ensilagem não melhora a qualidade das forragens, apenas conserva a qualidade original. “Quando bem feita, o valor nutritivo da silagem é semelhante ao da forragem verde”, diz, complementando que, “feita a partir de uma lavoura ou capineira bem manejada a silagem vai ser bem melhor do que a feita com uma cultura ou capineira mal cuidada”.

O gerente da Emater/Chupinguaia, Diomazino Souza conta que, até a realização do dia de campo apenas dois agricultores utilizavam a ensilagem de milho. “Com o fornecimento de semente de milho de dupla aptidão (silagem e grãos), orientação e assessoria dos nossos técnicos chegou a 13 o número de agricultores que passaram a utilizar a técnica em suas propriedades”. Ele conta ainda que, com o sucesso e a procura por parte dos agricultores interessados a Emater está trabalhando para triplicar o número de propriedades adeptas à tecnologia e, com isso espera-se aumentar, em 20% a produção de leite na região.

Fonte: Wania Ressutti
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

O programa social que pretende substituir o Bolsa Família terá o maior valor possível para o benefício dentro do teto de gastos, disse hoje (9) o mi

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda-feira (11) dois programas de desligamento incentivado. A expectativa é que a adesão chegue a 5 mil fun

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Não há empregos sem empresasEm 1985, a inflação no Brasil atingiu o valor de 242,23%. Em 1986, com receio da aceleração descontrolada da inflação, o g

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

COVID19 no Brasil: cuidadosNa tentativa de conter a disseminação do novo Coronavírus (COVID19), diversos países do mundo reforçaram suas medidas de is

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)