Quarta-feira, 29 de junho de 2011 - 16h19
O Sine Municipal foi implantado pela prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), em 2009, com o objetivo de intermediar a relação entre os trabalhadores que buscam uma colocação profissional e as empresas que necessitam de mão-de-obra.
Segundo Ivete Campos, diretora do Sine Municipal, a proposta é inteiramente gratuita. “As empresas poupam tempo e dinheiro, ao solicitarem o cadastro de pessoas em busca de trabalho, realizado pelo Sine. Quando recebemos as solicitações das empresas parceiras encaminhamos apenas os candidatos que tenham o perfil adequado para as vagas oferecidas”, explica a diretora.
Ela relata ainda que diariamente dezenas de pessoas têm sua carteira profissional assinada, garantindo assim seu salário mensal e outros benefícios. “Esta intermediação de mão-de-obra, entre os que buscam empregos e o empresariado que busca trabalhadores com qualificação profissional, tem avançado a cada dia e o reconhecimento é destacado pelo grande número de parceiros que temos hoje. São empresas dos mais variados segmentos que deram um voto de confiança ao nosso trabalho e que conseguem emplacar em seu quadro funcional, através desta parceria, os operários que necessitam”, relatou.
Opções para o mercado
O secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo, Agnaldo Nepomuceno, enfatiza que o trabalho do Sine facilita e muito a busca por emprego e por mão de obra. “O trabalhador ao se cadastrar no Sine tem seu perfil profissional traçado e através de um sistema de banco de dados, as empresas que precisam de mão-de-obra qualificada, ao procurar o órgão tem uma vasta relação de profissionais disponíveis. São feitas as entrevistas e aquele que melhor se encaixar na vaga, imediatamente é inserido no mercado”, comenta.
Segundo ele, o Sine conta com um cadastro sempre atualizado, podendo atender tanto ao pequeno empreendedor como aos grandes setores. “São solicitações para os ramos da alimentação, móveis e eletrodomésticos, construtoras e lojas de materiais de construção e prestadores de serviço, como bares e restaurantes, hotéis, transporte e outros” listou.
Parceria com resultados
Nesta quarta feira uma empresa de vigilância procurou o Sine Municipal com a finalidade de contratar 150 pessoas, entre homens e mulheres, com o devido perfil profissional. Imediatamente, o Sine convocou os cadastrados. Em menos de duas horas mais de cem pessoas já aguardavam ansiosos por serem entrevistados. “Há tanto respaldo deste parceiro como das pessoas que se cadastraram em nosso sistema. E essa ligação vai inserir no mercado de trabalho formalmente cento e cinqüenta novos trabalhadores. E isso é gratificante”, disse Ivete.
A diretora ressalta ainda que na próxima semana o Sine estará entrevistando mais 30 pessoas para promotoria de vendas. “Serão mais trinta pessoas desta área que terão espaço no mercado de trabalho. E o Sine não para por ai, todos os dias centenas de pessoas nos procuram, seja pela internet ou pessoalmente, realizam seu cadastro e todo dia temos oportunizado que dezenas de trabalhadores possam ter seu primeiro emprego, voltar ao mercado ou ate mesmo que a pessoa mude de ramo”, destacou.
Outros serviços
Além da intermediação para mão de obra, o Sine oferece outros serviços como emissão de carteira de trabalho - caso o trabalhador não possua ou tenha perdido a sua, o Sine faz o serviço que é realizado através de um convênio com a Delegacia Regional do Trabalho; qualificação de trabalhadores de baixa renda e escolaridade e jovens que almejam o primeiro emprego e também a requalificação da mão de obra de trabalhadores que pretendem exercer outras atividades realizadas através de cursos em parcerias com organizações e entidades não governamentais que atuam na área de profissionalização e ainda a habilitação do Seguro Desemprego, feita em parceria com o Ministério do Trabalho. Maiores informações pelo telefone 3901-3181, ou no Sine Municipal que fica localizado na Rua José do Patrocínio, no centro da cidade.
Fonte: Meiry Santos
Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania
O programa social que pretende substituir o Bolsa Família terá o maior valor possível para o benefício dentro do teto de gastos, disse hoje (9) o mi
Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado
O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda-feira (11) dois programas de desligamento incentivado. A expectativa é que a adesão chegue a 5 mil fun
Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas
Não há empregos sem empresasEm 1985, a inflação no Brasil atingiu o valor de 242,23%. Em 1986, com receio da aceleração descontrolada da inflação, o g
MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados
COVID19 no Brasil: cuidadosNa tentativa de conter a disseminação do novo Coronavírus (COVID19), diversos países do mundo reforçaram suas medidas de is