Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia - Nacional

Seminário sobre mundo árabe reúne empresários de RO



O secretário geral da Câmara Árabe Brasileira, Michel Alaby ministrou na noite de ontem (7 de abril) palestra sobre as oportunidades do mundo árabe para empresários de vários segmentos produtivos do estado de Rondônia. O evento deu início aos Ciclos de Seminários “Oportunidade Comercial” promovidos pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e Centro Internacional de Negócios (CIN/RO).

Antes da palestra do secretário, a coordenadora do CIN/RO, Ivanilda Frazão fez um breve pronunciamento onde destacou como fundamentais as parcerias internacionais. “O mercado de Rondônia está em pleno crescimento e as nossas potencialidades ganham mais visibilidade. Foi pensando nisso que o CIN em parceria com a FIERO realizou este seminário, que vai apresentar nos ciclos seguintes o mercado da China, Rússia e o mercado boliviano”.

Na seqüência, a assessora da Secretaria Desenvolvimento Econômico Social – SEDES,Maria Emília Silva, convidada pelo CIN/RO - apresentou, em contrapartida às oportunidades do estado de Rondônia, as potencialidades dos segmentos produtivos, os investimentos, a infra - estrutura e por que investir em Rondônia.

Já o secretário falou que as grandes oportunidades estão na área dos alimentos, como carnes, frutas, geléias, compotas, na parte de minérios, madeira, seja para construção ou para indústria moveleira, metalurgia, autopeças.

O palestrante falou ainda como a classe empresarial de Rondônia poderá ter acesso ao mundo árabe e como aproveitar as oportunidades, assim como estes empresários poderão, por meio da Câmara Árabe Brasileira, manter contatos comerciais com importadores locais.

O representante da empresa Gramazon, Thales Oliveira elogiou a iniciativa do Centro Internacional de Negócios. “Como trabalhamos com exportação para vários países, como México, Canadá, Estados Unidos, alguns países da América Latina e também da Europa, nossa meta é expandir ainda mais. Por isso resolvemos participar deste seminário, onde pudemos conhecer as oportunidades comerciais que os países árabes oferecem”, disse.

Além de empresários de vários segmentos, o evento contou com a presença do superintendente da FIERO, Gilberto Baptista, do superintendente interino do SESI/RO, Celso Zanelatto, do diretor regional do SENAI/RO, Vivaldo Matos Filho, do diretor da FIERO e empresário Emerson Fidel, do secretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Social, Edson Luiz Vicente, representantes do SEBRAE, o vice-presidente do CREA, Joaquim Souza, Prefeitura de Machadinho do Oeste, da chefe de Residência do CPRM, Helena Bezerra, entre outros.

Fonte: FIERO / Humberto Oliveira

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 21 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

O programa social que pretende substituir o Bolsa Família terá o maior valor possível para o benefício dentro do teto de gastos, disse hoje (9) o mi

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda-feira (11) dois programas de desligamento incentivado. A expectativa é que a adesão chegue a 5 mil fun

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Não há empregos sem empresasEm 1985, a inflação no Brasil atingiu o valor de 242,23%. Em 1986, com receio da aceleração descontrolada da inflação, o g

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

COVID19 no Brasil: cuidadosNa tentativa de conter a disseminação do novo Coronavírus (COVID19), diversos países do mundo reforçaram suas medidas de is

Gente de Opinião Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)