Quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia - Nacional

Sedes participa de debate sobre fortalecimento das micro empresas



Para discutir e trocar experiências sobre as ações de políticas públicas voltadas para o setor do desenvolvimento social, o secretário Edson Vicente titular da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), participou em Brasília da reunião do Conselho Nacional de Secretários de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Consedic). O encontro aconteceu no Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior.

Durante o encontro, palestras foram ministradas abordando diversos assuntos, entre eles, as ações governamentais para apoiar e fortalecer as micro e pequenas empresas nos municípios e o fator royalties no entendimento de cada estado. Após as palestras foi aberto o debate entre os participantes.

O secretário Edson Vicente, destacou o trabalho de desenvolvimento que vem sendo realizado em Rondônia, com programas que fomentam o apoio ao empreendedor individual, como as linhas de crédito disponibilizadas pelo Banco do Povo, além de disseminar a qualificação do empreendedor e do trabalhador. “Estamos trabalhando vários setores da economia. São programas voltados para os produtores rurais, micro empreendedores entre outros, tudo para gerar emprego e renda para as famílias”, afirmou o secretário.

Na ocasião, foi realizada eleição para os membros do Conselho Fiscal do Consedic, no qual Edson Vicente foi eleito membro titular. “É uma honra participar do Conselho e debater as melhorias que vão desenvolver os estados brasileiros e melhorar a vidas das pessoas”, declarou o secretário.

ZPE’s

Em reunião com Gustavo Saboia Fontinele e Silva, secretário do Conselho Nacional de Zonas de Processamento de Exportação, foi discutido os detalhes técnicos sobre o projeto que está sendo elaborado pela Sedes para a implantação da ZPE no Estado. Ele considerou a necessidade de um diálogo mais efetivo com o superintendente da Receita Federal em Rondônia, e posteriormente com o chefe do setor em Brasília.

“Para obtermos êxito na missão de instalação da ZPE há a necessidade de conquistar a simpatia da Receita Federal, porque a alfândega é o que nos dará competitividade para o sucesso da nossa ZPE”, destacou.

Pré-Sal

Na oportunidade, o secretário do Espírito Santo, Márcio Félix Carvalho Bezerra, falou sobre o pré-sal. A preocupação com os recursos destinados dos royalties do pré-sal, que devem ter como aplicação o desenvolvimento econômico e social regional. Ficou acordado que o assunto dever ser discutido junto aos secretários estaduais e de fazenda para que seja construída uma pauta integrada junto ao Conselho Nacional da Fazenda (Confaz). Apesar de ser um tema polêmico, há unanimidade de que os recursos advindos com o rateio devem ser destinados para o desenvolvimento econômico e social.

Ao final, Edson Vicente avaliou positivo o encontro que possibilitou a troca de experiência entre os estados. “São fórum que debatem o interesse comum do segmento”, finalizou.


Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 29 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

O programa social que pretende substituir o Bolsa Família terá o maior valor possível para o benefício dentro do teto de gastos, disse hoje (9) o mi

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda-feira (11) dois programas de desligamento incentivado. A expectativa é que a adesão chegue a 5 mil fun

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Não há empregos sem empresasEm 1985, a inflação no Brasil atingiu o valor de 242,23%. Em 1986, com receio da aceleração descontrolada da inflação, o g

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

COVID19 no Brasil: cuidadosNa tentativa de conter a disseminação do novo Coronavírus (COVID19), diversos países do mundo reforçaram suas medidas de is

Gente de Opinião Quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)