Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia - Nacional

Rondônia passou a ser considerado o coração da América


Com o objetivo de buscar espaços para o Estado no competitivo comércio exterior, a audiência aconteceu na manhã de ontem do último dia 8, na Assembleia Legislativa com a participação, de entre outros convidados, do economista e gerente do escritório Executivo da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Elmir Marques, na oportunidade representando o presidente Denis Baú.

Além do representante da FIERO, a audiência contou ainda com a presença do gerente de projeto da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimento do Ministério da Agricultura (APEX Brasil), Eduardo de Figueiredo Caldas, do analista de Políticas e Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fabrizio Sardelli Panzini; do especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rafael Guimarães Requião. Compondo também a mesa, o presidente da Revista Brasil Export, jornalista Cláudio Ribeiro e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Social, Edson Vicente, representando o governador Confúcio Moura.

Marques afirmou que FIERO tem feito sua parte contemplando todas as indústrias e o setor produtivo. Ele ressaltou que com a saída para o Pacífico, Rondônia vislumbrou o mercado andino que tem 140 milhões de consumidores. “Com a transoceânica ligando o Brasil a esses países andinos, poderemos do Peru chegar à Ásia. Vale destacar que o Sistema por meio do SENAI firmou um convênio com a Faculdade de Ulm, na Alemanha, para a implantação de uma escola de mecatrônica, já em fase de construção no Distrito Industrial de Porto Velho”.

Na análise do economista, Rondônia passou a ser considerado o coração da América devido sua posição geográfica. “Temos a oportunidade de ser um divisor tanto com saída para o Atlântico, como para o Pacífico. Há uma rota viável com 2.078 km, que economiza 38 dias na frota náutica. Para ser efetivada existe a necessidade de estruturar o porto local”, disse.

Ele finalizou a apresentação citando uma frase do presidente da FIERO, Denis Baú. “Com a hidrovia surgiu Porto Velho. Graças ao porto descobrimos as riquezas naturais. Com estas riquezas surgiram às oportunidades Pelas oportunidades, estamos aqui escrevendo a nossa história”.

O presidente da Assembleia, Hermínio Coelho agradeceu a presença dos empreendedores do segmento comercial e industrial, técnicos, autoridades estaduais, conferencistas, que prestigiaram a audiência. “Em decorrência deste evento, a expectativa é que ocorram mudanças, como por exemplo, o fomento e o incentivo para a instalação de indústrias, visando o beneficiamento da produção local, para que Rondônia busque espaços no comércio exterior”, afirmou.

Fonte: Fiero
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 21 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

O programa social que pretende substituir o Bolsa Família terá o maior valor possível para o benefício dentro do teto de gastos, disse hoje (9) o mi

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda-feira (11) dois programas de desligamento incentivado. A expectativa é que a adesão chegue a 5 mil fun

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Não há empregos sem empresasEm 1985, a inflação no Brasil atingiu o valor de 242,23%. Em 1986, com receio da aceleração descontrolada da inflação, o g

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

COVID19 no Brasil: cuidadosNa tentativa de conter a disseminação do novo Coronavírus (COVID19), diversos países do mundo reforçaram suas medidas de is

Gente de Opinião Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)