Quinta-feira, 19 de novembro de 2009 - 17h07
Marli Moreira
Agência Brasil
A indústria metalúrgica da região do ABC paulista já está em fase de pré-seleção de trabalhadores extras para dar conta da demanda de fim de ano. A informação é do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre.
Segundo ele, muitas empresas instaladas nos municípios onde a entidade tem associados - São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra - deixarão de lado as férias coletivas para atender os pedidos do mercado doméstico, que estão em alta. Esse cenário é preponderante entre as montadoras de automóveis.
“À exceção dos setores que estão com dificuldades para exportar, caso dos que produzem caminhões e ônibus, o que está programado para esse final de ano é apenas o esquema de recesso natalino com folgas compensadas posteriormente”, disse Nobre.
A situação é bem diferente da verificada no final do ano passado, conforme o sindicalista, referindo-se à falta de liquidez e às incertezas que contaminaram o mercado diante da crise financeira internacional. “O mercado está prevendo que a economia brasileira crescerá em torno de 5%, no ano que vem, e o primeiro trimestre tende a ser muito forte”, avalia.
Pelas estimativas da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), as vendas de veículos ao mercado interno deste ano deverão atingir novo recorde, ultrapassando a marca de 3 milhões de unidades, ante as 2,8 milhões registradas em 2008. Na semana passada, a General Motors anunciou que vai reforçar o quadro de funcionários com a contratação de 600 trabalhadores.
Desses, 250 vão compor a mão de obra da unidade de de São Caetano do Sul, no ABC paulista. A mesma quantidade será admitida para trabalhar na fábrica de São José dos Campos e os 100 restantes vão trabalhar na produção de componentes automotivos, em Mogi das Cruzes.
Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania
O programa social que pretende substituir o Bolsa Família terá o maior valor possível para o benefício dentro do teto de gastos, disse hoje (9) o mi
Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado
O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda-feira (11) dois programas de desligamento incentivado. A expectativa é que a adesão chegue a 5 mil fun
Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas
Não há empregos sem empresasEm 1985, a inflação no Brasil atingiu o valor de 242,23%. Em 1986, com receio da aceleração descontrolada da inflação, o g
MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados
COVID19 no Brasil: cuidadosNa tentativa de conter a disseminação do novo Coronavírus (COVID19), diversos países do mundo reforçaram suas medidas de is