Domingo, 25 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia - Nacional

Mangabeira começa a traçar projeto econômico para RO



O coordenador do Plano Rondônia de Desenvolvimento, ex-ministro Mangabeira Unger, esteve reunido na manhã desta terça-feira (26) com o deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO) para colher informações que contribuirão para traçar a execução do plano de metas para o crescimento econômico do Estado.

A reunião aconteceu no Palácio Presidente Vargas, sede do Governo e contou com a participação do subsecretário Alberto Lourenço, da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e do economista Petterson Molina Vale, aluno de doutorado em Desenvolvimento, The London School Of Economics And Political Science (LSE).

Membro titular das comissões Mista de Orçamento e da Agricultura, Nilton Capixaba apontou as prioridades que precisam ser executadas para intensificar o crescimento do setor produtivo. Citou como exemplo a necessidade da recuperação da malha viária do Estado e conservação da BR-364, única rodovia federal para escoamento da produção agrícola.

A parceria do Governo Estadual, por meio da Emater, com a EMBRAPA, na capacitação dos produtores rurais e preparação dos produtores rurais, foi outra sugestão apresentada pelo deputado durante a reunião, além da importância de valorizar os produtos que são comercializados no Estado para que o imposto gerado permaneça em Rondônia.

Visita em Ariquemes, Jaru e Ji-Paraná - Mangabeira Unger foi ex-ministro de Assuntos Estratégicos do Governo Lula e nomeado por Confúcio Moura para coordenar o Plano Rondônia de Desenvolvimento. Nessa primeira etapa, segundo o ex-ministro é analisar o monitoramento para dinamizar o crescimento do Estado. Nesta quarta-feira, ele estará no município de Ariquemes, na região de Bom Futuro, participando de outra reunião. Depois de Ariquemes o ex-ministro segue para Jaru e na sexta-feira estará em Ji-Paraná participando de um encontro com empresários e o governador Confúcio Moura (PMDB).

“Minha ideia é colaborar com o governador para iniciar uma nova era", disse o ex-ministro, que foi responsável no governo de Lula pelo Plano Amazônia Sustentável (PAS), quando apresentou uma série de propostas para o desenvolvimento e a sustentabilidade da Amazônia.

Entre os projetos apresentados por Mangabeira, ganhou destaque o que resultou na medida provisória - depois transformada em lei - que permitiu a regularização de posses de até 1,5 mil hectares na Amazônia.

A lei permitirá a concessão do título permanente da terra para cerca de 400 mil posseiros até 2013. "É preciso que haja um novo modelo de desenvolvimento em Rondônia. Precisamos construir uma democratização de oportunidades e assim fazer surgir uma nova classe média, a partir de pessoas que conseguiram crescer e sair da linha da pobreza", destacou Mangabeira.


Fonte:  Marcelo Freire

 

Gente de OpiniãoDomingo, 25 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

O programa social que pretende substituir o Bolsa Família terá o maior valor possível para o benefício dentro do teto de gastos, disse hoje (9) o mi

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda-feira (11) dois programas de desligamento incentivado. A expectativa é que a adesão chegue a 5 mil fun

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Não há empregos sem empresasEm 1985, a inflação no Brasil atingiu o valor de 242,23%. Em 1986, com receio da aceleração descontrolada da inflação, o g

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

COVID19 no Brasil: cuidadosNa tentativa de conter a disseminação do novo Coronavírus (COVID19), diversos países do mundo reforçaram suas medidas de is

Gente de Opinião Domingo, 25 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)