Porto Velho (RO) domingo, 24 de junho de 2018
×
Gente de Opinião

Economia - Nacional

Mais de 81% da arrecadação tributária se concentram no Sudeste e no Sul


Aguinaldo Novo - Agência O GloboSÃO PAULO - Estudo divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) mostra que os Estados do Sul e Sudeste, que abrigam 57,25% da população do país, têm uma participação de 81,48% na arrecadação total de tributos federais.Assim, os 42,75% dos brasileiros que moram em outras regiões contribuem com 18,52% da arrecadação. Individualmente, São Paulo (21,96% da população do país) e Rio (8,35%) têm a maior participação nos impostos federais - 40,85% e 22,48%, respectivamente.O que à primeira vista sugere um sistema justo - as regiões mais ricas e industrializadas financiando a redução das desigualdades sociais no país - esconde uma armadilha no caso dos contribuintes de menor poder aquisitivo.É que o sistema tributário brasileiro morde mais no consumo do que na renda e no patrimônio. A carga sobre o patrimônio é de 3% da renda bruta das famílias; sobre a renda chega a 15% e sobre o consumo avança para 22%. Como comparação, nos EUA os tributos sobre consumo equivalem a 12%, contra 10% e 25% para patrimônio e renda.- Carga tributária sobre consumo é regressiva, isto é, pesa mais no bolso de quem ganha menos. Desta forma, temos o pobre das regiões Sul e Sudeste financiando o rico de outras regiões - disse o presidente do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral.O estudo dados e estimativas do IBGE e da Receita Federal até 2005, para a arrecadação de tributos federais como Imposto de Renda, IPI, CPMF, PIS/Cofins e IOF.

Mais Sobre Economia - Nacional

BC anuncia mais injeção de dólares no mercado de câmbio

BC anuncia mais injeção de dólares no mercado de câmbio

O Banco Central informou hoje (22) que continuará ofertando contratos de swap cambial, equivalente à venda futura de dólares, ao longo da próxima sema

IBGE: Golpistas fecharam 14 mil indústrias

IBGE: Golpistas fecharam 14 mil indústrias

Com a colossal colaboração do Judge Murrow!

Greve dos caminhoneiros ainda impacta estoques do varejo

Greve dos caminhoneiros ainda impacta estoques do varejo

Levantamento da CNC aponta demora na normalização do abastecimento em 17 estados

Publicada lei que altera juros de fundos constitucionais

A lei que altera o cálculo dos juros dos fundos constitucionais de financiamento foi publicada na edição de hoje (20) do Diário Oficial da União.