Sexta-feira, 5 de dezembro de 2008 - 13h24
Daniel Lima
Agência Brasil
Brasília - O setor da construção civil dever crescer em 2009 acima dos índices da economia, mesmo com a crise. A avaliação é da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), que considera cedo para fechar uma previsão de crescimento.
A projeção para o setor é de superar os 3% previstos pelo governo e pelo mercado financeiro para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB a soma dos bens e serviços produzidos no país).
Dados do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) revelam que o banco investiu mais de R$ 35 bilhões em projetos de infra estrutura, nos 12 meses fechados em outubro.
Segundo o presidente da CBIC, Paulo Safady Simão, os investimentos do setor privado e do setor público ajudarão o segmento a manter o ritmo no próximo ano. Ele destacou que neste ano as obras vão garantir a atividade do setor no ano que vem.
Para a CBIC, os financiamentos da poupança s não foram afetados pela crise de crédito, por terem juros fixos. Para ele outro fator que deve influenciar é a garantia do BNDES de parte dos investimentos em infra-estrutura.
De janeiro a outubro deste ano, o financiamento habitacional com recursos da poupança foi 36% superior ao concedido no mesmo período de 2007. Todas as regiões do país registraram crescimento superior a 10% no nível de emprego formal na construção civil.
Ao fim de outubro, quando os sinais da crise eram visíveis, o setor mantinha mais de 2 milhões de vagas formais.
Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania
O programa social que pretende substituir o Bolsa Família terá o maior valor possível para o benefício dentro do teto de gastos, disse hoje (9) o mi
Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado
O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda-feira (11) dois programas de desligamento incentivado. A expectativa é que a adesão chegue a 5 mil fun
Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas
Não há empregos sem empresasEm 1985, a inflação no Brasil atingiu o valor de 242,23%. Em 1986, com receio da aceleração descontrolada da inflação, o g
MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados
COVID19 no Brasil: cuidadosNa tentativa de conter a disseminação do novo Coronavírus (COVID19), diversos países do mundo reforçaram suas medidas de is