Domingo, 25 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia - Nacional

IBGE: Diminui ritmo de crescimento de empregos


Isabela Vieira
Agência Brasil


Rio de Janeiro- O crescimento menor da produção industrial nos primeiros oito meses de 2011 em relação ao mesmo período de 2010 continua se refletindo em pequenos aumentos do número de empregos no setor, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As últimas pesquisas do órgão sobre a produção industrial mostram que o crescimento do setor é "moderado", apesar de o país ter alcançado marca histórica em março, quando a produção da indústria atingiu o maior patamar da série histórica (132,8%), inciada em 1991.

Na comparação de agosto deste ano com o mesmo mês do ano passado, o número de empregos subiu 0,6%, a 19º alta consecutiva em relação ao mesmo mês do ano passado. Porém, ante o mês anterior, o aumento é menor em agosto: 0,4% (o primeiro, depois de duas taxas negativas).

Entre dezembro de 2010 e agosto de 2011, os dados do IBGE também mostram que a indústria cresceu 0,8%, acumulando alta de 2,3% no ano. No entanto, entre março e agosto de 2011, o indicador tem oscilado, ficando negativo por três meses e positivo por dois, na comparação mês a mês.

"Em função desse crescimento do moderado, o emprego na indústria não está tendo folego para continuar a expansão. Isso se reflete nos dados positivos, mas pouco intensos", assinalou o economista da Coordenação de Indústria do IBGE, Fernando Abritta.

Entre janeiro e agosto, houve aumento de 1,6% dos empregos e nos últimos 12 meses encerrados em agosto, o acréscimo foi de 2,3%. Segundo o economista, o dado mostra uma clara redução de intensidade na comparação com o começo do ano, quando a taxa anualizada era 3,9%, em fevereiro.

Segundo o especialista, uma série de fatores apontam para a diminuição do ritmo de crescimento da indústria, que reflete, entre outros, a crise financeira na Europa e os consecutivos reajustes da taxa básica de juro Selic pelo Banco Central, entre abril de 2010 e julho deste ano.

 

Gente de OpiniãoDomingo, 25 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

O programa social que pretende substituir o Bolsa Família terá o maior valor possível para o benefício dentro do teto de gastos, disse hoje (9) o mi

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda-feira (11) dois programas de desligamento incentivado. A expectativa é que a adesão chegue a 5 mil fun

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Não há empregos sem empresasEm 1985, a inflação no Brasil atingiu o valor de 242,23%. Em 1986, com receio da aceleração descontrolada da inflação, o g

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

COVID19 no Brasil: cuidadosNa tentativa de conter a disseminação do novo Coronavírus (COVID19), diversos países do mundo reforçaram suas medidas de is

Gente de Opinião Domingo, 25 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)