Sábado, 24 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia - Nacional

Feira Agrícola com produtores do PAIS: 2 vezes por mês


Feira Agrícola com produtores do PAIS: 2 vezes por mês - Gente de Opinião

A Feira Agrícola promovida pela secretaria municipal de Agricultura (Semagric) foi criada com o objetivo de destacar o trabalho do PAIS - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável - que a prefeitura vem realizando nas zonas rurais, tanto no eixo da BR, como no Baixo Madeira e setores chacareiros da cidade. Um trabalho articulado pela Semagric e financiado pela Fundação Banco do Brasil com comunidades de baixa renda, contribuindo para a inclusão econômico - social e proporcionando um salto de qualidade de vida de forma integrada e sustentável.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, José Wildes, o PAIS dispensa o uso de ações danosas ao meio ambiente, como o emprego de agrotóxicos (adubo e veneno), queimadas e desmatamentos; alia a criação de animais com a produção vegetal e ainda utiliza insumos da propriedade em todo o processo produtivo e preserva a qualidade do solo e das fontes de água, incentiva o associativismo dos produtores e aponta novos canais de comercialização dos produtos, permitindo boas colheitas agora e no futuro.

São produtos frescos, a preços acessíveis e o mais importante: naturais, sem agrotóxicos. A novidade é que a feira que acontecia uma vez ao ano, agora será realizada duas vezes por mês, dois domingos, no horário de 7h às 14h.

Para o secretário, a tecnologia social PAIS inspirou-se na atuação de pequenos produtores que optaram por fazer uma agricultura sustentável, sem uso de produtos tóxicos e com a preocupação de preservar o meio ambiente. “Através deste programa é possível integrar técnicas simples e já conhecidas por muitas comunidades rurais, buscando reduzir a dependência de insumos vindos de fora da propriedade e ainda diversificar a produção e utilizar com eficiência e racionalização os recursos hídricos, como também alcançar a sustentabilidade em pequenas propriedades”, disse o secretário.

Novidade

Uma vez ao ano, os pequenos produtores, incluídos neste programa, tem seus produtos expostos na Feira do Produtor, ao lado do Shopping Popular. O transporte também é feito pela secretaria. São as mais variedades: folhagens e hortaliças - como couve, alface- pimentas; frutas - como banana, cupuaçu, abacaxi, mandioca, pepino, abobrinha e outros.

Wildes disse ainda que onde foram implantados os PAIS houve progresso. “Muitas destas famílias já garantem o próprio sustento e estão conquistando novos mercados com os incentivos de instituições parceiras”, comentou.

No primeiro domingo (04/12) da nova programação da Feira, 30 agricultores do Pais participaram. São produtores das localidades de Bom Jesus, Aliança, Joana D’Arc, KM 13, e do Bairro Jardim Santana. “Esta é uma nova alternativa de trabalho e renda para a agricultura familiar. E pode ser usada por todo produtor rural que queira melhorar a qualidade da produção. Isso porque possibilita o cultivo de alimentos mais saudáveis tanto para o consumo próprio quanto para a comercialização”, observou José Wildes.

O secretário explicou que a fundação Banco do Brasil arca com as despesas dos quites de produção e a Semagric entra com a orientação e preparo do projeto. “Vamos até o local, os nossos técnicos analisam o espaço onde será implantado o PAIS, preparamos a terra, e orientamos sobre os cuidados e a manutenção”, afirmou.

Fonte:: Meiry Santos

 

Gente de OpiniãoSábado, 24 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

O programa social que pretende substituir o Bolsa Família terá o maior valor possível para o benefício dentro do teto de gastos, disse hoje (9) o mi

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda-feira (11) dois programas de desligamento incentivado. A expectativa é que a adesão chegue a 5 mil fun

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Não há empregos sem empresasEm 1985, a inflação no Brasil atingiu o valor de 242,23%. Em 1986, com receio da aceleração descontrolada da inflação, o g

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

COVID19 no Brasil: cuidadosNa tentativa de conter a disseminação do novo Coronavírus (COVID19), diversos países do mundo reforçaram suas medidas de is

Gente de Opinião Sábado, 24 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)