Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia - Nacional

Emprego de tecnologia acelera processos e gera economia


Resultante dos avanços ocorridos a partir do desenvolvimento de um novo modelo gerencial como a criação do Portal Eletrônico de Compras e a modernização do cadastro de fornecedores do Estado implantados nesta gestão a pedido do governador Confúcio Moura, a Superintendência Estadual de Compras e Licitações (Supel), comemora os reflexos positivos da economicidade para os cofres públicos.

Com cerca de mil acessos diários, o Portal Eletrônico de Compras é o carro chefe da Supel, quando se trata de serviços oferecidos à sociedade. O maior benefício proporcionado pela nova tecnologia é a transparência em relação ao investimento do dinheiro público Estadual. “Apesar de segmentado, o portal tem diversos serviços para a sociedade como a divulgação dos editais e área para downloads disponibilizados de forma gratuita, sem a necessidade de pagar. Antes da implantação deste sistema, o interessado em participar de uma licitação tinha que vir a Supel retirar o caderno”, explica o superintendente de licitação Márcio Rogério Gabriel. Ele ressalta que todas as informações e valores das licitações são publicados e estão à disposição para quem desejar participar.

Uma outra ação que colaborou para a modernização dos serviços foi a implantação do cadastro de fornecedores do Estado, onde o empresário interessado, antigamente, tinha que comparecer portando grande quantidade de documentos autenticados para cada processo licitatório, o que acabava elevando as despesas. “Com o cadastro eletrônico, o empresário apresenta a documentação apenas uma vez, geralmente no começo do ano e fica apto a participar das licitações apresentando apenas o certificado impresso do cadastro”, esclarece Márcio.

De acordo com o superintendente, para acompanhar as inovações, percebeu-se a necessidade de capacitar os funcionários. Todos os 85 servidores que estão divididos em sete departamentos, passaram por cursos de capacitação durante o ano, resultando na melhoria da qualificação funcional perante os problemas e trâmites do dia-a-dia.
Resultados

Os primeiros resultados apareceram ainda em 2012 quando foram realizados 940 certames licitatórios, dos quais 651 pregões eletrônicos, 95 pregões presenciais, 28 convites, 54 concorrências públicas e 112 tomadas de preços, sendo 807 finalizados com êxito. Uma taxa de sucesso de 86%. Em relação a 2011, quando foram realizados 445 certames, houve um aumento de 111,24% na quantidade de procedimentos conduzidos pela Supel.

Os órgãos que mais licitam são a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Departamento de Estrada de Rodagens e Transporte (DER) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que juntas foram responsáveis por 51,1% das licitações finalizadas no exercício 2012, destaca, em razão do atendimento às escolas, à aquisição de medicamentos para as unidades de saúde e a manutenção de estradas.

O emprego da tecnologia deu maior eficiência e agilidade aos processos. A pesquisa de preço é feita 90% por essa via, o que reduz em mais de 50% o tempo hábil de pesquisa de mercado. “Se antes levava uma semana, com a pesquisa eletrônica no banco de preços, esse tempo reduz para dois dias, o que adianta todo o processo”, lembra Márcio Rogério.

Estes resultados positivos renderam a publicação de uma matéria que foi destaque de capa da revista “O Pregoeiro”, periódico de publicação nacional voltada para este segmento.

Fonte: Romeu Noé /  Decom

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

O programa social que pretende substituir o Bolsa Família terá o maior valor possível para o benefício dentro do teto de gastos, disse hoje (9) o mi

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda-feira (11) dois programas de desligamento incentivado. A expectativa é que a adesão chegue a 5 mil fun

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Não há empregos sem empresasEm 1985, a inflação no Brasil atingiu o valor de 242,23%. Em 1986, com receio da aceleração descontrolada da inflação, o g

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

COVID19 no Brasil: cuidadosNa tentativa de conter a disseminação do novo Coronavírus (COVID19), diversos países do mundo reforçaram suas medidas de is

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)