Quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia - Nacional

Eduardo Valverde: programa de governo de Dilma fortalece mercado interno



O  deputado Eduardo Valverde (PT-RO) destacou o programa de governo da pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, apresentado no 4º Congresso Nacional do partido.

De acordo com o parlamentar, a estabilidade, o câmbio flutuante, o superávit primário e as metas de inflação serão mantidos. Entre os objetivos, explicou o deputado, está a intenção do governo de continuar fortalecendo o mercado consumidor de massa para diminuir a desigualdade social, distribuir renda e reequilibrar a Federação, para acabar com a dicotomia entre Sul e Sudeste muito ricos e Norte e Nordeste fornecedores de mão-de-obra barata.

“Algumas matérias de jornais apontam que esse é um programa estatizante, como se fortalecer a Petrobras na sua capacidade de investir no pré-sal, ou os bancos oficiais que puderam irrigar o País de créditos durante a crise internacional, não fosse estratégico para um país que quer continuar a crescer”, disse.

Para o parlamentar, o programa não é estatizante, mas integra o contexto de um projeto de País. Segundo ele, não há democracia enquanto houver desigualdade. A população brasileira, observou, quer igualdade material e a democracia sustenta-se dentro dessa igualdade.

Valverde disse que o programa de governo de Dilma Rousseff, que é ministra da Casa Civil da Presidência da República, aponta, nas diretrizes gerais, a reforma política como necessária para se democratizar a política brasileira e trata também da reforma tributária.

“Enriquecem o Sul e o Sudeste e empobrecem, em uma relação tributária, a Amazônia e o Nordeste - que acabam tendo as suas riquezas extraídas. Não podemos compactuar com essa realidade”, afirmou, ressaltando a importância da reforma tributária.

Rondônia - O deputado ressaltou que o governo federal vem investindo em Rondônia, transformando o estado em produtor e gerador de energia elétrica. Entre os projetos do Poder Executivo, o parlamentar destacou a Ferrovia Bioceânica, a Ferrovia Transcontinental e a Hidrovia do Madeira.

“Esse contexto de integração latino-americana e essas modalidades de transporte podem potencializar e tirar Rondônia de um contexto de mero produtor de matéria-prima e permitir que o estado possa ter uma principal plataforma de exportação e de conquista, em que o mercado latino-americano e o mercado asiático integram uma concepção de igualdade e de interação latino-americana.”

De acordo com o parlamentar, Rondônia faz partedo cenário estratégico que o presidente Lula tem articulado para a Amazônia.“A região hoje é o berço, o celeiro da biodiversidade mundial, é o principal reservatório de água doce do planeta, está no limiar da fronteira da ciência e tecnologia - que são os fármacos e a biotecnologia. Fronteiras que o Brasil está ultrapassando e dominando por meio de seus mais diversos centros de pesquisa”, destacou.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 29 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

O programa social que pretende substituir o Bolsa Família terá o maior valor possível para o benefício dentro do teto de gastos, disse hoje (9) o mi

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda-feira (11) dois programas de desligamento incentivado. A expectativa é que a adesão chegue a 5 mil fun

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Não há empregos sem empresasEm 1985, a inflação no Brasil atingiu o valor de 242,23%. Em 1986, com receio da aceleração descontrolada da inflação, o g

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

COVID19 no Brasil: cuidadosNa tentativa de conter a disseminação do novo Coronavírus (COVID19), diversos países do mundo reforçaram suas medidas de is

Gente de Opinião Quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)