Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia - Nacional

Dilma diz que nada garante que real não vai desvalorizar


 

"Por isso, os organismos multilaterais são tão importantes para discutir esta questão: é imprescindível que haja uma responsabilidade dos países desenvolvidos nesta questão", disse a presidente, que visita amanhã a Argentina na sua primeira viagem internacional.

Dilma foi questionada sobre o temor do país vizinho de uma eventual desvalorização do real.

"Nos últimos tempos temos conseguido manter o dólar dentro da margem de flutuação. Ou seja, não temos um derretimento, como se diz por aí."

Segundo a presidente, todos os países emergentes sofrem as consequências da política de desvalorização das grandes economias.

"Nossa posição no G20 deve ser de reagir a essa política de desvalorização que sempre levou o mundo a situações complicadas", afirmou a presidente para jornalistas do "Clarín", "La Nación" e "Página 12".

Ela ainda defendeu o cumprimento dos contratos. "No governo anterior ao que participei, nós tínhamos contratos com os quais discordávamos, mas temos os mantido porque isso implica em respeitar a institucionalidade do país. Muitos desses contratos vencem e poderemos mudar, é o método mais eficaz."

RELAÇÃO ESTRATÉGICA

A presidente também defendeu uma relação estratégica com a Argentina. Para ela, esse relacionamento deve ser no sentido de fortalecer a Unasul e o Mercosul.

Na viagem de um dia, Dilma vai assinar com a presidente argentina Cristina Kirchner um projeto conjunto para a construção de dois reatores de pesquisa nuclear.

"Com a Argentina queremos uma sociedade na área de tecnologia e inovação, uma sociedade no uso da tecnologia nuclear para fins pacíficos."

Sobre as tensões entre o Brasil e os Estados Unidos por conta da questão iraniana, Dilma indicou que o caso é página virada.

"Tivemos uma boa experiência nos últimos anos [com os EUA] e também tivemos diferenças de opinião. Mas, o que importa é perceber que esta é uma sociedade que tem um horizonte de desenvolvimento muito grande", disse.

Folha Online


 

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

O programa social que pretende substituir o Bolsa Família terá o maior valor possível para o benefício dentro do teto de gastos, disse hoje (9) o mi

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda-feira (11) dois programas de desligamento incentivado. A expectativa é que a adesão chegue a 5 mil fun

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Não há empregos sem empresasEm 1985, a inflação no Brasil atingiu o valor de 242,23%. Em 1986, com receio da aceleração descontrolada da inflação, o g

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

COVID19 no Brasil: cuidadosNa tentativa de conter a disseminação do novo Coronavírus (COVID19), diversos países do mundo reforçaram suas medidas de is

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)