Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia - Nacional

Conilon: O café de Rondônia


 

Gente de Opinião


O diagnóstico revela que falta alinhamento entre os setores fundamentais de uma lavoura competitiva, com a qualidade de um produto que perdeu espaço para o associativismo, planejamento e modernidade. Nos últimos anos, o Estado deixou escapar a oportunidade de desenvolver preciosas experiências, ao não se posicionar na linha de frente de um mercado altamente competitivo, adotando novas tecnologias para as lavouras cafeeiras.

A meta do governador Confúcio Moura, de revitalizar os cafezais de Rondônia, é oportuna e vem no momento importante, em que o mercado externo exige um produto de boa qualidade, que as lavouras cultivadas no Estadopodem oferecer. O desafio reside em convencer os agricultores de que, para aumentar a produtividade em níveis razoáveis, é necessário à adoção de novas técnicas e orientações oferecida pela Emater, que na verdade já se encontra a disposição da maioria deles.

Vale destacar que os cafezais de Rondônia, mesmo com solo de boa qualidade, mas por ausência de carinho e cuidado adequado nas lavouras, acabaram envelhecendo e caducando. Estão deixando de ser raros os produtores que adotam tecnologias, como análise de solo, adubação correta, calagem e clones, que são a alma da cafeicultura. Mas ainda falta convencer uma boa parte.

Não vamos longe, existem exemplos de produtores rurais, modernos e bem sucedidosque, visando conquistar mercados, aplicam em suas lavouras às técnicas recomendadas e, estão se dando bem. Outra certeza, é que o café Conilon se adaptou melhor para as terras de Rondônia.

Entre tantos outros, em Cacoal, Sérgio Kalki, consegue colher em média 70 sacas por hectare de um bom produto, diante de seus vizinhos que não passam das 12,1 sacas por hectare de um café de qualidade inferior. Em Theobrama, Airton José da Silva, nesta safra colheu 110 sacas por hectare de café com grãos de excelente padrão. O consumidor exige boa qualidade, e quem produz melhor tem a garantia de bons preços. Essa é a lei de mercado.
 
No bojo deste processo virtuoso, no campo para revitalizar os cafezais de Rondônia, encontra-se o secretário de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Evandro Padovani. A proposta dele é desenvolver de maneira correta a cafeicultura de modo que a produção tradicional ceda espaço para as novas tecnologias e que o produtor possa obter melhores resultados cultivando, inclusive áreas menores.

Não é novidade que os agricultores em Rondônia, cerca de 26 mil cultivam café, contam com a vantagem, das terras planas, condições climáticas favoráveis, o que é essencial para esse tipo de lavouras. Assim, aos poucos parece que uma nova cafeicultura começa a ser configurada neste Estado que já foi um dos maiores produtores desta bebida saborosa que não pode faltar na mesa dos brasileiros.
   
Fonte:  Decom/Foto/José Luiz Alves - Seagri

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

O programa social que pretende substituir o Bolsa Família terá o maior valor possível para o benefício dentro do teto de gastos, disse hoje (9) o mi

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda-feira (11) dois programas de desligamento incentivado. A expectativa é que a adesão chegue a 5 mil fun

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Não há empregos sem empresasEm 1985, a inflação no Brasil atingiu o valor de 242,23%. Em 1986, com receio da aceleração descontrolada da inflação, o g

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

COVID19 no Brasil: cuidadosNa tentativa de conter a disseminação do novo Coronavírus (COVID19), diversos países do mundo reforçaram suas medidas de is

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)