Domingo, 28 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia - Nacional

Baixa qualificação faz com que desemprego seja maior



Amanda Cieglinski
Agência Brasil

Brasília – Estudo divulgado hoje (10) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que apesar da queda total na taxa de desemprego entre 2005 e 2010, entre os mais pobres, a situação foi inversa. Para o professor de economia da Universidade de Brasília (UnB), Newton Marques, esse problema é resultado da baixa qualificação da mão de obra no país.

“Em países emergentes como o Brasil, existe uma abundância de oferta de mão de obra desqualificada, então é fácil para as empresas e indústrias demitir e admitir pessoas. A alta rotatividade é uma característica do mercado com baixa qualificação”, explica.

Para o especialista, esse é o grande desafio do país que pretende chegar ao posto de quinta economia mundial. “Não podemos crescer a taxas elevadas com esse cenário. Mão de obra qualificada é um insumo indispensável para atingir o grupo seleto dos mais países mais avançados”, afirma. Marques defende que políticas públicas de qualificação da população mais pobre para o mercado de trabalho são as mais eficientes para redução de desigualdades.

De acordo com o Ipea, a diferença nas taxas de desemprego entre os 10% mais ricos e os 10% mais pobres passou de 11 vezes, em 2005, para 37 vezes, em 2010. Marques aponta que o aquecimento da economia não só fez cair a taxa de desemprego entre os mais qualificados como também aumentou os salários. “A procura por esses profissionais é muito grande e falta mão de obra no quadro”, afirma.

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

O programa social que pretende substituir o Bolsa Família terá o maior valor possível para o benefício dentro do teto de gastos, disse hoje (9) o mi

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda-feira (11) dois programas de desligamento incentivado. A expectativa é que a adesão chegue a 5 mil fun

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Não há empregos sem empresasEm 1985, a inflação no Brasil atingiu o valor de 242,23%. Em 1986, com receio da aceleração descontrolada da inflação, o g

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

COVID19 no Brasil: cuidadosNa tentativa de conter a disseminação do novo Coronavírus (COVID19), diversos países do mundo reforçaram suas medidas de is

Gente de Opinião Domingo, 28 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)