Porto Velho (RO) terça-feira, 21 de setembro de 2021
×
Gente de Opinião

Dicas de Saúde

Qual a importância do sono infantil e como ajudar a criança a dormir melhor?


Legenda: Uma boa noite de sono é fundamental para o desenvolvimento infantil / Autor: Snapwire / Fonte: Pexels / https://www.pexels.com/photo/girl-sleeping-with-her-brown-plush-toy-101523/  - Gente de Opinião
Legenda: Uma boa noite de sono é fundamental para o desenvolvimento infantil / Autor: Snapwire / Fonte: Pexels / https://www.pexels.com/photo/girl-sleeping-with-her-brown-plush-toy-101523/

Dormir bem é uma questão de saúde. E especialmente na infância uma boa noite de sono é fundamental para o desenvolvimento saudável. Sabia que é durante a noite que muitos processos biológicos acontecem para garantir o crescimento do seu filho? Na fase do sono profundo, por exemplo, acontece a liberação do hormônio Growth Hormone, conhecido como GH, responsável pelo crescimento e fortalecimento dos músculos. 

Além disso, é durante o sono que a criança fixa os aprendizados do dia. Não é à toa que quando a criança dorme mal começam a surgir os desafios como irritabilidade, dificuldade de se concentrar e outros problemas. Esse estresse pode elevar os níveis de cortisol e atrapalhar a atuação do GH, prejudicando o crescimento.

 Por esse e tantos outros motivos, profissionais da área da saúde infantil insistem em dizer que crianças precisam de uma boa rotina de sono e devem dormir cedo, por volta das 20 horas. Então, como ajudar os pequenos a adormecer cedo e ter uma boa noite de sono? 

Antes de esperar um milagre noturno, é preciso ajustar a rotina do dia. A criança não precisa de horários rígidos para comer ou tomar banho, mas respeitar a ordem dos acontecimentos ajuda a reduzir a ansiedade e lidar melhor com a rotina. Criança gosta de previsibilidade, portanto, ajuste as tarefas do dia. 

A rotina ideal vai depender da idade do seu filho, mas se a criança estuda pela manhã, um bom exemplo é tirar uma soneca depois do almoço, ter um momento reservado para brincar durante a tarde e ainda dar uma pequena caminhada antes de começar o ritual da noite. 

Para a criança adormecer até as 20 horas, é interessante começar os preparativos 1h30min antes. Então, por volta das 18h30min os pais podem oferecer o jantar, dar o banho, levar a criança para seu quarto e contar uma historinha antes de dormir. Implantar esses passos pode ser difícil, mas ao longo dos dias ou semanas a criança vai entendendo a nova dinâmica da casa. 

Para que ela consiga completar esse ciclo, é preciso estar atento em outros pontos. Seu filho não deve ter acesso às telas por pelo menos 2 horas antes de dormir. A luz azul emitida pelas telas estimula a atividade cerebral e prejudica o sono. Também atente-se para o barulho da casa. É interessante diminuir o ritmo natural do lar enquanto o dia vai escurecendo. Reduza a quantidade de luzes e desligue a TV, pelo menos até seu filho adormecer. 

Ainda, a criança precisa se sentir segura para dormir bem. Uma boa estratégia é os pais preparem o ambiente em que o filho dorme, deixando o cômodo silencioso e com uma temperatura agradável. O ideal é que a rotina depois do banho já seja feita nesse espaço - com a luz baixa - e que a criança não saia mais do seu quartinho. 

Nesse quesito, a cama infantil também tem um papel importante no sucesso dessa rotina. Seu filho precisa gostar dela e reconhecer aquele espaço como um ambiente seguro. Ela também precisa ser confortável e aconchegante. Tente decorar o local com roupa de cama dos personagens preferidos e oferecer uma pelúcia ou naninha que traga essa sensação de segurança. 

Conte uma historinha com ele já deitado em sua cama e, se necessário, espere ele adormecer primeiro para depois sair do quarto. Isso reduz a chance de os pequenos migrarem para o quarto dos pais durante a noite. 

É natural que a criança resista à nova rotina nos primeiros dias, mas com paciência e disciplina, ela é capaz de entender e se adaptar rapidamente. Experimente fazer essas mudanças para oferecer uma noite de qualidade para o bom desenvolvimento do seu filho.  

Mais Sobre Dicas de Saúde

Como aumentar de maneira natural sua resistência contra doenças

Como aumentar de maneira natural sua resistência contra doenças

Em tempos de pandemia, todos passaram a se preocupar mais com a resistência do corpo contra doenças. Afinal, nossos cuidados podem ir muito além do

4 documentários sobre vida saudável

4 documentários sobre vida saudável

Na pandemia, todos estão mais preocupados em levar uma vida saudável e manter o organismo forte e protegido contra qualquer tipo de doença. Nossos h

Conheça as alternativas sustentáveis e saudáveis para o absorvente descartável

Conheça as alternativas sustentáveis e saudáveis para o absorvente descartável

A menstruação é um processo fisiológico que ocorre no corpo da maioria das mulheres todos os meses até que elas entrem no período do climatério e da

Dor no pescoço pode indicar hérnia de disco na cervical

Dor no pescoço pode indicar hérnia de disco na cervical

A dor no pescoço é um problema muito comum que tende a ser ignorado pela maioria das pessoas, sendo justificado, quase sempre, como um “mau jeito”.