Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Dicas de Saúde

Dor no pescoço pode indicar hérnia de disco na cervical


Foto: Kindel Media/Pexels  - Gente de Opinião
Foto: Kindel Media/Pexels

A dor no pescoço é um problema muito comum que tende a ser ignorado pela maioria das pessoas, sendo justificado, quase sempre, como um “mau jeito”. No entanto, o sintoma merece atenção por estar associado a causas diversas, que vão desde a má postura até a hérnia de disco cervical. 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a hérnia de disco aflige cerca de 5,4 milhões de pessoas no país. O problema de saúde é uma das principais razões para afastamentos de trabalhadores pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

A hérnia de disco é definida como o deslocamento do disco localizado entre duas vértebras da coluna, provocado pelo desgaste dessa estrutura. “O problema é mais frequente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga”, alerta o Ministério da Saúde.

Sintomas e diagnóstico

A dor no pescoço é uma das manifestações clínicas que podem ocorrer em um quadro de hérnia de disco cervical. A dor pode irradiar ombros, braços, costas e outras partes do corpo. Sensação de formigamento, dormência e dificuldade ou limitação para a realização dos movimentos são outros sintomas.

 

A atenção aos sinais é importante para assegurar o tratamento rápido e impedir o agravamento do problema. Por isso, a orientação dos profissionais da saúde é de não ignorar a dor no pescoço, principalmente se a manifestação for aguda e/ou prolongada.

O diagnóstico da hérnia de disco cervical é feito clinicamente. A ressonância magnética de coluna cervical é indicada para uma investigação detalhada da lesão. O exame avalia a porção da coluna entre o crânio e o pescoço, que compreende as vértebras C1 a C7. Além de auxiliar no diagnóstico, a ressonância magnética também possibilita o acompanhamento do quadro do paciente durante o tratamento.

Escolha do tratamento

A hérnia de disco cervical pode ser tratada por meio de procedimento cirúrgico ou não, dependendo da avaliação médica das condições apresentadas pelo paciente. Para a decisão devem ser analisados os sintomas e o grau de dificuldade ou limitação motora.

 

“A cirurgia só é indicada quando o paciente não responde ao tratamento conservador e nos casos de compressão do nervo exercida por parte do disco que extravasou, pois corrigido esse defeito a dor desaparece completamente”, orienta o Ministério da Saúde.

Como se prevenir

A hérnia de disco é resultado do desgaste da estrutura intervertebral (disco), o que pode ocorrer por diferentes causas, que vão desde o fator genético até o envelhecimento. Mas também há motivos evitáveis, como sedentarismo e tabagismo.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, manter hábitos saudáveis é a melhor forma de garantir a saúde da coluna e de suas estruturas. Alimentação saudável, controle do peso e cuidados com a postura no dia a dia são maneiras de evitar o problema.

 

Outra forma importante de prevenção é a prática regular de atividades físicas, o que proporciona o fortalecimento da musculatura para a conservação dos discos da coluna.

Alerta

Além da hérnia de disco, a dor no pescoço pode ser desencadeada por outros fatores que também merecem atenção e cuidados. Dentre eles estão a mialgia (tensão muscular), o torcicolo, a artrite reumatoide, a cefaleia, a meningite e o câncer. Embora, na maioria das vezes, possa indicar um quadro clínico simples, a orientação dos profissionais de saúde é não ignorar o sintoma.

Mais Sobre Dicas de Saúde

Especialista em saúde dá dicas para evitar doenças respiratórias durante o clima seco

Especialista em saúde dá dicas para evitar doenças respiratórias durante o clima seco

Cerca de 170 denúncias de focos de queimada já foram fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) nos

Prática de Yoga ajuda na recuperação de dependentes químicos

Prática de Yoga ajuda na recuperação de dependentes químicos

De antemão, o Yoga é uma prática de atividade física que tem como objetivo trabalhar corpo e mente de uma forma única, auxiliando no controle de str

Qual a importância do sono infantil e como ajudar a criança a dormir melhor?

Qual a importância do sono infantil e como ajudar a criança a dormir melhor?

Dormir bem é uma questão de saúde. E especialmente na infância uma boa noite de sono é fundamental para o desenvolvimento saudável. Sabia que é dura

Como aumentar de maneira natural sua resistência contra doenças

Como aumentar de maneira natural sua resistência contra doenças

Em tempos de pandemia, todos passaram a se preocupar mais com a resistência do corpo contra doenças. Afinal, nossos cuidados podem ir muito além do