Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Wankabuki participa de Encontro da Rede Nacional Escolas Livres em Fortaleza

O evento, que conta com a realização do MinC e UFC, segue até dia 30, 68 organizações da sociedade civil com representações de todo o país participam.


Wankabuki participa de Encontro da Rede Nacional Escolas Livres em Fortaleza - Gente de Opinião

Teve início, na noite da segunda-feira (26), em Fortaleza (CÊ), o Encontro da Rede Nacional Escolas Livres – o balanço da rede 2025. O evento, que conta com a realização do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (Sefli), e a Universidade Federal do Ceará (UFC), segue até o dia 30 de maio e reúne gestores federais, estaduais e 68 Escolas Livres, organizações da sociedade civil, com representações de todo o país.

“A Rede Nacional de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura é uma instância orgânica de formação, conhecimento, intercâmbios, estabelecendo conexões entre experiências e instituições de nosso país, realizadoras também de políticas públicas. Fruto do edital da Sefli, por meio da Diretoria de Educação e Formação Artística, ele envolve todo o Sistema MinC”, explicou o secretário de Formação, Livro e Leitura (Sefli) do MinC, Fabiano Piúba, durante sua fala.

Para a diretora de Educação e Formação Artística (Sefli), Mariangela Andrade, o momento importante de consolidação de ações. "Estamos realizando o sonho, de termos aqui todo mundo junto. De reunir todas as entidades fazedores de cultura e formadoras de pessoas em um único lugar para que a gente possa pensar a formação artística e cultural", ressaltou.

A Escola Livre de Teatro Wankabuki, localização em Vilhena-RO, há cerca de  700km da capital, está presente no encontro. "É uma satisfação participar desse encontro, após um ano inteiro de trabalho. A arte de Rondônia finalmente está inserida nos círculos de arte do Brasil", relata a Coordenadora pedagógica do projeto, Lu Rodrigues que está em Fortaleza participando do Encontro.

 

Cerimônia
O grupo Catabum, da Tapera das Artes, deu as boas-vindas aos presentes. Em seguida, a professora Lígia Melo festejou a diversidade da cultura brasileira.

Depois dela, Luísa Cela, relembrou que o surgimento dessa política das Escolas Livres se deu no Ceará, com a Secult-CE ainda na gestão do Fabiano Piúba. “E tivemos, na época, um bom investimento. E o pensamento do Fabiano de fazer essa reflexão de que as organizações da sociedade civil também são polos de formação em arte e cultura e precisariam desse reconhecimento e desse financiamento", disse.

Já a secretária-executiva da Secretária de Cultura do Ceará, Ticiana Studart, falou do papel dos municípios na execução das políticas públicas. E informou ainda que a Secultfor pretende, nessa próxima execução da Política Nacional Aldir Blanc, fazer um edital de apoio às escolas livres de Fortaleza. “E nos colocamos à disposição para que a gente faça essa escuta ativa com as escolas de cultura livres de Fortaleza para construir o edital da melhor forma. E da importância da participação social”, afirmou.

Para o pró-reitor de Cultura da UFC, o momento releva a importâncias das parcerias entre o Governo Federal e as universidades para a qualificação das políticas públicas. “O nosso reitor tem um apreço e uma relação muito próxima com a cultura. E temos um marco muito importante na UFC que foi a criação, nessa gestão da Pró-reitoria de Cultura da nossa universidade que esse ano celebra 70 anos”, frisa.

A mesa de abertura contou com as presenças de gestores do MinC, a citar o diretor da Política Nacional de Cultura Viva da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC), João Pontes; a diretora de Articulação e Governança da Secretaria dos Comitês de Cultura (SCC), Desiree Tozi; além de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Fundação Nacional.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Muleke Invisível- lançamento de clipe musical rondoniense

Muleke Invisível- lançamento de clipe musical rondoniense

O artista rondoniense Mariadri lança nesta terça-feira, 25 de fevereiro, às 18h, o videoclipe do single “Mlk Invisível”, obra que inaugura uma nova

Pontão de Cultura Associação Cultural Diversidade Amazônica realiza oficina gratuita de artesanato durante a 2ª Teia RO, em Ji-Paraná

Pontão de Cultura Associação Cultural Diversidade Amazônica realiza oficina gratuita de artesanato durante a 2ª Teia RO, em Ji-Paraná

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) realizará gratuitament

Com incentivo do governo de RO, “Mucura” é selecionado para o Festival Internacional de Cinema em Portugal

Com incentivo do governo de RO, “Mucura” é selecionado para o Festival Internacional de Cinema em Portugal

O curta-metragem “Mucura” foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema do Porto – Fantasporto, um dos mais tradicionais e importantes fes

Videoarte “Secando a Vida” entra em fase final e terá exibições públicas em Vilhena e lançamento no YouTube

Videoarte “Secando a Vida” entra em fase final e terá exibições públicas em Vilhena e lançamento no YouTube

A videoarte Secando a Vida, protagonizada pela artista Lu Rodrigues, está em fase final de produção e será apresentada ao público em uma série de ex

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)