Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Sistema Nacional de Cultura


  
O Sistema Nacional de Cultura (SNC) é uma iniciativa do Ministério da Cultura que visa a articulação, gestão e promoção conjunta de movimentações na área cultural. Com o objetivo de formular e implantar políticas públicas e democráticas junto a Federação, Estados e Municípios com a participação da população, o Sistema Nacional de Cultura visa uma integração do desenvolvimento social em exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional.

O Sistema tem como base a participação, transparência e democracia para com a sociedade no âmbito cultural, ponto este que define a importância da adesão e participação do Estado e Município, resultando na estruturação e coordenação de políticas setoriais nas áreas de bibliotecas, museus, fomentos às artes e promoção do patrimônio cultural material e imaterial. A participação da sociedade civil na construção e no desenvolvimento do SNC é de fundamental importância, pois a mesma define as prioridades, controla e acompanha as metas programadas da implementação do SNC.

Integre seu município ou estado ao Sistema Nacional de Cultura (http://blogs.cultura.gov.br/snc/2010/03/01/acordos-federativos-arquivos/)

Segundo a tabela quantitativa de adesão dos Municípios e Regiões, divulgada no Blog do SNC, o total geral das regiões brasileiras que aderiram ao Sistema é de 6%. No entanto, até o dia 30 de novembro de 2010, apenas Santa Catarina havia aderido ao SNC e nenhum Estado da Região Nordeste havia se incorporado à proposta.

Em termos municipais, o Nordeste lidera o acordo de adesão, com a integração de 172 municípios, ou seja 10% do total. A Bahia segue na frente com 44 municípios integrados, Pernambuco vem logo em seguida com 38 e o Ceará com 34. Sergipe está com a última colocação, com apenas 2 municípios participantes. Nas outras regiões do Brasil, o Sudeste fica com 5% (89 Municípios), Sul já tem 4% (51 Municípios), Centro Oeste com 4% (18 Municípios) e por fim o Norte com 2% (7 Municípios).

Veja aqui quais Municípios/Estados já aderiram ao SNC. (http://blogs.cultura.gov.br/snc/2010/11/30/acordo-cooperacao-federativa/)  

O coordenador geral de Relações Federativas e Sociedades da Secretaria de Articulação Institucional (SAI/MinC) e do SNC, João Roberto Peixe afirma a importância da integração dos Municípios e Estados ao Sistema Nacional de Cultura e explica os planos de avanço com a adesão do mesmo: "O SNC é fundamental para o avanço da gestão cultural no Brasil, pois consolidará um modelo de administração com compartilhamento de competências, decisões e recursos. Além de democratizar os processos decisórios, trará economicidade, eficiência, eficácia, eqüidade e efetividade na aplicação dos recursos públicos".

Mais informações sobre o SNC: www.blogs.cultura.gov.br/snc   


Fonte: ABD/RO - MinC
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira

Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira

O Bumbódromo Márcio Paz Manacho viveu no domingo (16), um dia marcante para a cultura de Guajará-Mirim, com as apresentações dos bois-bumbás Flor do C

“Ela Mora Logo Ali” representa Rondônia em eventos de destaque na Amazônia e na COP30

“Ela Mora Logo Ali” representa Rondônia em eventos de destaque na Amazônia e na COP30

O premiado curta-metragem “Ela Mora Logo Ali”, dirigido por Fabiano Barros e Rafael Rogante, segue conquistando espaços importantes no cenário audi

Público lota cinema na estreia de Catador de Sons e Barranco em Porto Velho

Público lota cinema na estreia de Catador de Sons e Barranco em Porto Velho

O curta-metragem Catador de Sons e o clipe musical Barranco foram exibidos pela primeira vez na noite da última quinta-feira (13), no espaço Tapiri

Arte, Identidade e Meio Ambiente: Estudantes Ribeirinhos Transformam a Amazônia em Poesia Visual no Projeto “Percepções Amazônicas”

Arte, Identidade e Meio Ambiente: Estudantes Ribeirinhos Transformam a Amazônia em Poesia Visual no Projeto “Percepções Amazônicas”

Em meio às águas extensas do Baixo Madeira, onde a floresta dita o ritmo da vida, um grupo de estudantes ribeirinhos encontrou na arte uma forma de

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)