Quarta-feira, 25 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Semed inicia capacitação com professores Escolas rurais



A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Educação (Semed) e   divisão de Ensino Rural (Dier), iniciou na manhã desta terça-feira (01/02), no Teatro Banzeiros, o primeiro módulo de formação do programa Escola Ativa, que busca aumentar a qualidade da educação oferecida nas classes situadas notadamente no campo. O módulo será desenvolvido até a próxima sexta-feira (04/02), com a participação de 98 professores de Escolas rurais municipais.

Segundo a diretora do departamento de Educação do município, Ângela Maria Aguiar, a Escola Ativa, busca com a formação, melhorar o ensino ministrado nas classes multisseriadas, que atendem alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental das redes públicas, em áreas rurais.

“Com o programa é possível implantar nas Escolas, recursos pedagógicos que estimulam a construção do conhecimento do aluno e capacitam os professores”, disse.

Segundo Maísa Soares, chefe da divisão de Ensino Rural (Dier), as atividades serão coordenadas pelas pedagogas, Edvane Aparecida de Lima e Rosenilda Caetano que receberam formação no MEC para desenvolver os módulos com os professores do município. De acordo com Eça o primeiro módulo vai abordar ‘Educação no Campo e Educação do Campo’; o segundo módulo será sobre os ‘Elementos Estruturantes do Programa’; o terceiro será a ‘Gestão Democrática’. Este é o primeiro ciclo de formação que acontecerá durante o ano. O próximo já está programado para março.

“A proposta pedagógica do Escola Ativa é dar condições para o trabalho, com as diferenças regionais e com as populações que constituem os povos do campo”, reforçou Maísa.

Em seu discurso a secretária da Semed, Fátima Ferreira, destacou os investimentos da prefeitura nas instalações físicas das Escolas rurais, como também na merenda escolar, transporte e na capacitação dos professores.“A prefeitura de Porto Velho fez a adesão ao programa Escola Ativa em 2010. Primeiro com a formação dos tutores e agora com a capacitação dos professores. Este programa vai preparar ainda mais nossos educadores e gestores para atuar na realidade da Educação do Campo. Ressalto ainda, a atenção especial que esta administração tem dado a educação no campo, que quebrou barreiras e tem levado à Zona Rural educação de qualidade e acesso a todos de forma igualitária”, discursou.

Fonte: Meiry Santos

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 25 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Literatura: obra multilíngue é destaque na Bienal Internacional

Literatura: obra multilíngue é destaque na Bienal Internacional

A escritora, professora, poetisa e antologista Rosângela Arend marcou presença na Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro em 2025, um evento

 TAPIRI CINEMA DA FLORESTA: documentários “O Sagrado do Divino” e “Como Matar um Rio” na programação desta semana

TAPIRI CINEMA DA FLORESTA: documentários “O Sagrado do Divino” e “Como Matar um Rio” na programação desta semana

O TAPIRI – CINEMA DA FLORESTA apresenta produções rondonienses que destacam a ancestralidade e a sociedade atual, temas que dialogam com a realidade

A Bailarina da Praça: cultura Rondoniense ganha destaque na Bienal Internacional do Rio de Janeiro

A Bailarina da Praça: cultura Rondoniense ganha destaque na Bienal Internacional do Rio de Janeiro

Um dos maiores ícones populares da capital rondoniense, a carismática Bailarina da Praça de Porto Velho, será eternizada nas páginas da literatura i

Rondofest aumenta visibilidade dos músicos rondonienses

Rondofest aumenta visibilidade dos músicos rondonienses

A presença do cantor e compositor Moacyr Franco, celebrizado por sua longa e ativa trajetória na música popular brasileira, deu ao espetáculo de enc

Gente de Opinião Quarta-feira, 25 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)