Porto Velho (RO) sábado, 25 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Semed inicia capacitação com professores Escolas rurais



A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Educação (Semed) e   divisão de Ensino Rural (Dier), iniciou na manhã desta terça-feira (01/02), no Teatro Banzeiros, o primeiro módulo de formação do programa Escola Ativa, que busca aumentar a qualidade da educação oferecida nas classes situadas notadamente no campo. O módulo será desenvolvido até a próxima sexta-feira (04/02), com a participação de 98 professores de Escolas rurais municipais.

Segundo a diretora do departamento de Educação do município, Ângela Maria Aguiar, a Escola Ativa, busca com a formação, melhorar o ensino ministrado nas classes multisseriadas, que atendem alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental das redes públicas, em áreas rurais.

“Com o programa é possível implantar nas Escolas, recursos pedagógicos que estimulam a construção do conhecimento do aluno e capacitam os professores”, disse.

Segundo Maísa Soares, chefe da divisão de Ensino Rural (Dier), as atividades serão coordenadas pelas pedagogas, Edvane Aparecida de Lima e Rosenilda Caetano que receberam formação no MEC para desenvolver os módulos com os professores do município. De acordo com Eça o primeiro módulo vai abordar ‘Educação no Campo e Educação do Campo’; o segundo módulo será sobre os ‘Elementos Estruturantes do Programa’; o terceiro será a ‘Gestão Democrática’. Este é o primeiro ciclo de formação que acontecerá durante o ano. O próximo já está programado para março.

“A proposta pedagógica do Escola Ativa é dar condições para o trabalho, com as diferenças regionais e com as populações que constituem os povos do campo”, reforçou Maísa.

Em seu discurso a secretária da Semed, Fátima Ferreira, destacou os investimentos da prefeitura nas instalações físicas das Escolas rurais, como também na merenda escolar, transporte e na capacitação dos professores.“A prefeitura de Porto Velho fez a adesão ao programa Escola Ativa em 2010. Primeiro com a formação dos tutores e agora com a capacitação dos professores. Este programa vai preparar ainda mais nossos educadores e gestores para atuar na realidade da Educação do Campo. Ressalto ainda, a atenção especial que esta administração tem dado a educação no campo, que quebrou barreiras e tem levado à Zona Rural educação de qualidade e acesso a todos de forma igualitária”, discursou.

Fonte: Meiry Santos

 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio