Terça-feira, 1 de fevereiro de 2011 - 16h02
A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Educação (Semed) e divisão de Ensino Rural (Dier), iniciou na manhã desta terça-feira (01/02), no Teatro Banzeiros, o primeiro módulo de formação do programa Escola Ativa, que busca aumentar a qualidade da educação oferecida nas classes situadas notadamente no campo. O módulo será desenvolvido até a próxima sexta-feira (04/02), com a participação de 98 professores de Escolas rurais municipais.
Segundo a diretora do departamento de Educação do município, Ângela Maria Aguiar, a Escola Ativa, busca com a formação, melhorar o ensino ministrado nas classes multisseriadas, que atendem alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental das redes públicas, em áreas rurais.
“Com o programa é possível implantar nas Escolas, recursos pedagógicos que estimulam a construção do conhecimento do aluno e capacitam os professores”, disse.
Segundo Maísa Soares, chefe da divisão de Ensino Rural (Dier), as atividades serão coordenadas pelas pedagogas, Edvane Aparecida de Lima e Rosenilda Caetano que receberam formação no MEC para desenvolver os módulos com os professores do município. De acordo com Eça o primeiro módulo vai abordar ‘Educação no Campo e Educação do Campo’; o segundo módulo será sobre os ‘Elementos Estruturantes do Programa’; o terceiro será a ‘Gestão Democrática’. Este é o primeiro ciclo de formação que acontecerá durante o ano. O próximo já está programado para março.
“A proposta pedagógica do Escola Ativa é dar condições para o trabalho, com as diferenças regionais e com as populações que constituem os povos do campo”, reforçou Maísa.
Em seu discurso a secretária da Semed, Fátima Ferreira, destacou os investimentos da prefeitura nas instalações físicas das Escolas rurais, como também na merenda escolar, transporte e na capacitação dos professores.“A prefeitura de Porto Velho fez a adesão ao programa Escola Ativa em 2010. Primeiro com a formação dos tutores e agora com a capacitação dos professores. Este programa vai preparar ainda mais nossos educadores e gestores para atuar na realidade da Educação do Campo. Ressalto ainda, a atenção especial que esta administração tem dado a educação no campo, que quebrou barreiras e tem levado à Zona Rural educação de qualidade e acesso a todos de forma igualitária”, discursou.
Fonte: Meiry Santos
Videocast sobre moda e cultura é produzido em Vilhena
Com o objetivo de promover um diálogo entre moda e cultura em Rondônia, o projeto do videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia” está sendo p
A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um
Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri
Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s