Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Semed inicia capacitação com professores Escolas rurais



A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Educação (Semed) e   divisão de Ensino Rural (Dier), iniciou na manhã desta terça-feira (01/02), no Teatro Banzeiros, o primeiro módulo de formação do programa Escola Ativa, que busca aumentar a qualidade da educação oferecida nas classes situadas notadamente no campo. O módulo será desenvolvido até a próxima sexta-feira (04/02), com a participação de 98 professores de Escolas rurais municipais.

Segundo a diretora do departamento de Educação do município, Ângela Maria Aguiar, a Escola Ativa, busca com a formação, melhorar o ensino ministrado nas classes multisseriadas, que atendem alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental das redes públicas, em áreas rurais.

“Com o programa é possível implantar nas Escolas, recursos pedagógicos que estimulam a construção do conhecimento do aluno e capacitam os professores”, disse.

Segundo Maísa Soares, chefe da divisão de Ensino Rural (Dier), as atividades serão coordenadas pelas pedagogas, Edvane Aparecida de Lima e Rosenilda Caetano que receberam formação no MEC para desenvolver os módulos com os professores do município. De acordo com Eça o primeiro módulo vai abordar ‘Educação no Campo e Educação do Campo’; o segundo módulo será sobre os ‘Elementos Estruturantes do Programa’; o terceiro será a ‘Gestão Democrática’. Este é o primeiro ciclo de formação que acontecerá durante o ano. O próximo já está programado para março.

“A proposta pedagógica do Escola Ativa é dar condições para o trabalho, com as diferenças regionais e com as populações que constituem os povos do campo”, reforçou Maísa.

Em seu discurso a secretária da Semed, Fátima Ferreira, destacou os investimentos da prefeitura nas instalações físicas das Escolas rurais, como também na merenda escolar, transporte e na capacitação dos professores.“A prefeitura de Porto Velho fez a adesão ao programa Escola Ativa em 2010. Primeiro com a formação dos tutores e agora com a capacitação dos professores. Este programa vai preparar ainda mais nossos educadores e gestores para atuar na realidade da Educação do Campo. Ressalto ainda, a atenção especial que esta administração tem dado a educação no campo, que quebrou barreiras e tem levado à Zona Rural educação de qualidade e acesso a todos de forma igualitária”, discursou.

Fonte: Meiry Santos

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curta-metragem retratando a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz

Curta-metragem retratando a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz

Em fase de produção do curta-metragem "Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz" , busca retratar a força simbóli

Videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia” será lançado em Vilhena

Videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia” será lançado em Vilhena

No sábado, 19 de julho, será realizado o lançamento do videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia”, em Vilhena (RO). O evento acontecerá no a

Vilhena recebe show do projeto "Sinergia Amazônica – Laura Brandhuber Convida" neste sábado (19)

Vilhena recebe show do projeto "Sinergia Amazônica – Laura Brandhuber Convida" neste sábado (19)

O município de Vilhena será palco de mais uma etapa do espetáculo itinerante "Sinergia Amazônica", que chega à cidade neste sábado, dia 19 de julho

Cultura: trabalhadores da cultura publicam carta aberta ao governador

Cultura: trabalhadores da cultura publicam carta aberta ao governador

Excelentíssimo Senhor Governador de Rondônia, Coronel  Marcos Rocha,A Setorial do Audiovisual do Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia

Gente de Opinião Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)