Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

São Lucas reúne especialistas em Congresso Estadual de Fisioterapia


 
O II Congresso Rondoniense de Fisioterapia reuniu profissionais e acadêmicos dos estados de Rondônia e do Acre em torno de objetivos comuns para o fortalecimento da profissão. O evento, realizado no auditório da Faculdade São Lucas, envolveu equipes de professores e alunos do Ceilji-Ulbra (Ji-Paraná), Facimed (Cacoal), Faema (Ariquemes), São Lucas (Porto Velho) e Uninorte (Rio Branco). O professor doutor Marcelo Custódio Rubira, coordenador do Departamento de Fisioterapia da Faculdade São Lucas, destacou a importância da união das instituições em prol da qualidade educacional.

O Curso de Fisioterapia da Faculdade São Lucas foi o primeiro em todo o estado. “Vi a fisioterapia nascer, crescer e a projeção conquistada em âmbito de Rondônia, mas é uma profissão que, a exemplo das demais, deve ser exercida com base na ética, no conhecimento e na liberdade”, mencionou Rubira, ao fazer um breve relato sobre a trajetória do evento. Além da integração dos acadêmicos, Marcelo Rubira salientou que o Congresso representa uma grande oportunidade para debates quanto à necessidade de proteger a profissão da invasão de gente inabilitada.

O professor Gustavo de Souza Moretti, coordenador do curso de Fisioterapia da Uninorte (União Educacional do Norte), de Rio Branco (Acre), destacou que o Congresso Rondoniense de Fisioterapia se constitui hoje num dos mais importantes eventos em termos de qualidade científica em toda a região Norte. “É um evento que se consolida a cada ano, contribuindo, de forma decisiva, para o fortalecimento da profissão e para a união da categoria”, observou, anunciando os preparativos para a realização de um encontro na área de fisioterapia em Rio Branco.

Fabrício Almeida Barbosa, coordenador do curso de Fisioterapia da Facimed (Cacoal), observou que Rondônia é o único estado que consegue congregar as instituições de ensino superior num único evento científico. “Trata-se de um congresso científico de grande importância, principalmente porque envolve profissionais e acadêmicos”, acrescentou. A coordenadora do curso de Fisioterapia da Faema (Ariquemes), Flaviany Alves Braga, disse que o evento é um grande exemplo do crescimento científico no estado. Ela salientou que o empenho dos acadêmicos é fundamental para o fortalecimento da categoria.

“No início foram muitas as dificuldades, mas a união possibilitou a superação para a consolidação do congresso e o fortalecimento da fisioterapia em Rondônia”, disse Elisandro Rosa Pereira, coordenador do curso de Fisioterapia da Ulbra (Ji-Paraná). “Estamos construindo a história da fisioterapia no estado, principalmente porque o congresso tem sido de grande relevância para Rondônia”, acentuou o professor. O diretor acadêmico da Faculdade São Lucas, professor José Dettoni, salientou a importância da integração das lideranças da fisioterapia de Rondônia e do Acre. “Temática oportuna e apaixonante, abordada por profissionais de alto nível, reunido acadêmicos de todas as instituições, só poderiam resultar no sucesso do congresso”, disse. O presidente do Crefitto9, Cássio Fernando Oliveira da Silva, também participou do Congresso Rondoniense de Fisioterapia. Ele destacou a união das instituições de ensino superior por amor à profissão. “Trata-se de uma iniciativa de profissionais em prol do fortalecimento da profissão”, acrescentou. Cássio Fernando colocou o Conselho Federal à disposição de todos, ao fazer palestra sobre a atuação do órgão em defesa da categoria.  

Fonte: Chagas Pereira

Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe