Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

São Lucas realiza conferência sobre bioinformática


A primeira Conferência de Bioinformática na Amazônia, evento denominado "1 st CLC BIO Bioinformatic Amazonia Meeting", foi realizada no auditório da Faculdade São Lucas, em Porto Velho (RO). Com porte internacional e caráter científico, a conferência teve como objetivo esclarecer profissionais e estudantes da área sobre a Bioinformática, disciplina científica emergente que utiliza a tecnologia da informação para organizar, analisar e distribuir informações biológicas.

A conferência foi ministrada por Guilherme de Souza Lima Brito, Doutor em Neurociência Computacional da COPPE/UFRJ e representante legal da empresa CLC Bio no Brasil, empresa dinamarquesa que desenvolve softwares aplicados à área biológica. Também esteve presente o vice-presidente da CLC Bio, Jan Lomholdt.

Guilherme de Souza falou sobre a importância da utilização de ferramentas como o CLC – free workbench, que dispõe a maioria de pesquisas em bioinformática (ferramenta mais importante da biotecnologia). Segundo ele, os instrumentos de Bioinformática agrupam conhecimentos e ferramentas que dão suporte à biotecnologia, contribuindo com a medicina, em pesquisas e na proteção de nossa Biodiversidade. "Na produção de novos medicamentos, por exemplo, uma pesquisa que demoraria em torno de dez anos para ser concluída, com a Bioinformática leva três semanas, com melhores resultados em relação à pureza e menor necessidade de testes em seres vivos", acrescentou.

De acordo com o especialista, há cinco anos esta prática vem se consolidando mundialmente, destinada ao público científico, acadêmicos de biofísica, medicina, enfermagem, informática, ciências da comunicação e interessados na área. A utilização dos softwares em Bioinformática foi aplicada em um curso realizado nos dias 10 e 11 de março, no auditório principal da Faculdade São Lucas. 
 
Fonte: Crisbele Sena
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas

O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas

Uma pintora adormece em meio às telas inacabadas de seu ateliê e mergulha em uma jornada entre sonhos, memórias e reencontros. É desse universo poét

Rondônia assume protagonismo nacional e toma posse na Comissão Intergestores Tripartite do Sistema Nacional de Cultura

Rondônia assume protagonismo nacional e toma posse na Comissão Intergestores Tripartite do Sistema Nacional de Cultura

A cultura nasce nos territórios, fortalece identidades e ganha ainda mais força quando é construída de forma coletiva. Com esse entendimento, Rondôn

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA

Estão abertas, de 05 a 20 de junho de 2026, as inscrições para produções audiovisuais de curta e médio metragem, de até 26 minutos, produzidos em Ro

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações

O mês de junho começou em clima de festa em Porto Velho com a abertura da 27ª edição do tradicional Arraial Flor do Cacto. O evento acontece no Campo

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)