Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

São Lucas realiza conferência sobre bioinformática


A primeira Conferência de Bioinformática na Amazônia, evento denominado "1 st CLC BIO Bioinformatic Amazonia Meeting", foi realizada no auditório da Faculdade São Lucas, em Porto Velho (RO). Com porte internacional e caráter científico, a conferência teve como objetivo esclarecer profissionais e estudantes da área sobre a Bioinformática, disciplina científica emergente que utiliza a tecnologia da informação para organizar, analisar e distribuir informações biológicas.

A conferência foi ministrada por Guilherme de Souza Lima Brito, Doutor em Neurociência Computacional da COPPE/UFRJ e representante legal da empresa CLC Bio no Brasil, empresa dinamarquesa que desenvolve softwares aplicados à área biológica. Também esteve presente o vice-presidente da CLC Bio, Jan Lomholdt.

Guilherme de Souza falou sobre a importância da utilização de ferramentas como o CLC – free workbench, que dispõe a maioria de pesquisas em bioinformática (ferramenta mais importante da biotecnologia). Segundo ele, os instrumentos de Bioinformática agrupam conhecimentos e ferramentas que dão suporte à biotecnologia, contribuindo com a medicina, em pesquisas e na proteção de nossa Biodiversidade. "Na produção de novos medicamentos, por exemplo, uma pesquisa que demoraria em torno de dez anos para ser concluída, com a Bioinformática leva três semanas, com melhores resultados em relação à pureza e menor necessidade de testes em seres vivos", acrescentou.

De acordo com o especialista, há cinco anos esta prática vem se consolidando mundialmente, destinada ao público científico, acadêmicos de biofísica, medicina, enfermagem, informática, ciências da comunicação e interessados na área. A utilização dos softwares em Bioinformática foi aplicada em um curso realizado nos dias 10 e 11 de março, no auditório principal da Faculdade São Lucas. 
 
Fonte: Crisbele Sena
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vídeo documentário retrata cultura da comunidade indígena Sabanê de Vilhena

Vídeo documentário retrata cultura da comunidade indígena Sabanê de Vilhena

A cultura, a memória e os saberes tradicionais do povo indígena Sabanê ganham destaque no vídeo documentário “Saberes Ancestrais: Cultura e Tradição

Primeiras imagens de “Bom Futuro” revelam drama amazônico sobre resistência feminina e memória do garimpo em Rondônia

Primeiras imagens de “Bom Futuro” revelam drama amazônico sobre resistência feminina e memória do garimpo em Rondônia

As primeiras imagens do longa-metragem Bom Futuro, dirigido por Fabiano Barros e produzido pela Conexão Norte, sob a coordenação geral de João Leão

CEPC/RO inicia escutas setoriais para construção do PAR da PNAB – Ciclo 2

CEPC/RO inicia escutas setoriais para construção do PAR da PNAB – Ciclo 2

Têm início hoje (10) as escutas setoriais que irão subsidiar a SEJUCEL na construção do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Política Nacional Al

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval

“Ô abre alas que eu quero passar…”, ao som contagiante das marchinhas de Carnaval, o bloco Pirarucu do Madeira tomou conta das ruas de Porto Velho em

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)