Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

‘Saga Beradera’ encerra temporada com teatro lotado



No início desta semana, a “Saga Beradera” – da Beradera Companhia de Teatro - foi apresentada no auditório Paulo Freire do campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir), em Porto Velho, encerrando uma temporada que percorreu escolas públicas, comunidades ribeirinhas, teatros e, também, o ambiente acadêmico, contando a emocionante saga dos moradores do Distrito de Nazaré, no Baixo Madeira, para manter viva a sua história, cultura e costumes após a localidade ser devastada pela cheia histórica do Rio Madeira em 2014.‘Saga Beradera’ encerra temporada com teatro lotado  - Gente de Opinião

Na última sexta-feira (11) a peça foi apresentada no Teatro Guaporé lotado, como convidada do Festival Palco Giratório do Sesc.

Foram cerca de 10 apresentações, entre Porto Velho, a própria comunidade que inspirou o espetáculo e Candeias do Jamari, levando aos mais diversos públicos um pouco dos costumes e da cultura de Nazaré, sob a perspectiva de quem nasceu e foi criado na região, e também do olhar preconceituoso de “‘quem vem de fora” e não conhece a realidade local. Fruto de um trabalho de pesquisa e imersão no universo ribeirinho, o espetáculo emocionou o público por onde passou.

“O espetáculo Saga Beradera vem para quebrar o paradigma preconceituoso, principalmente, de quem vive na cidade com relação ao nosso povo beradero. Deixa o espaço para reflexão de todas as classe sociais e, também, das autoridades”, diz Timaia Nunes, morador da comunidade e importante fomentador da cultura no local, junto com sua família.

Para Rodrigo Vrech, autor e diretor do espetáculo, se inserir no universo da comunidade e levar essa história ao público em geral trouxe um grande aprendizado a companhia de teatro. “Que a gente possa, de fato, contribuir com a comunidade, com o Instituto Minhas Raízes e com a valorização da identidade ribeirinha”, diz o diretor.

Em Saga Beradera, Neto (Cláudio Zarco), que nasceu em Nazaré, mas vive em São Paulo com esposa paulista Urbana (Andressa Silva), retorna ao distrito na tentativa de levar o avô dali, seu Arigó (Elizeu Braga), após ficar dois meses sem conseguir contato com ele devido à cheia histórica de 2014.

Urbana traz o olhar preconceituoso sobre o ribeirinho, já Neto se vê dividido entre o encantamento pela agitação e grandiosidade de São Paulo e a tranquilidade e simplicidade do local onde nasceu, enquanto seu Arigó, um nato contador de histórias, está decidido a ser enterrado no lugar que o acolheu a maior parte da vida.

Além dos atores, o elenco também é composto pelos músicos do grupo Minhas Raízes, responsável pela trilha sonora do espetáculo: Tailene Martins, Tanisson Passos, Thaís Passos e Thalysson Passos.

Saga Beradera foi contemplada com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2014, do Ministério da Cultura, e teve todas as suas apresentações gratuitas.

Fonte: Folk Produções / Foto: Luana Lopes

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em noite de abertura, Salão Itiquira de Arte Contemporânea premia artistas visuais em Goiás

Em noite de abertura, Salão Itiquira de Arte Contemporânea premia artistas visuais em Goiás

A noite de abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea foi marcada pela premiação de artistas responsáveis por ressignificar, abraçar e diss

Flávio Dutka e o “Microcosmos”: Pontos, Cores e a Pesquisa Estética na Amazônia

Flávio Dutka e o “Microcosmos”: Pontos, Cores e a Pesquisa Estética na Amazônia

A exposição “Microcosmos”, do artista plástico Flávio Dutka, com mais de 85 obras a ser realizada na Casa de Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho (

Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal

Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal

A música pesada de Porto Velho acaba de alcançar novos horizontes. A banda Erudica, formada na capital rondoniense, anunciou oficialmente sua turnê

Amazônia Negra em destaque: Marcela Bonfim é bicampeã entre os +Admirados Jornalistas Negros do Brasil

Amazônia Negra em destaque: Marcela Bonfim é bicampeã entre os +Admirados Jornalistas Negros do Brasil

Eleita pelo segundo ano consecutivo, Marcela Bonfim foi destaque na cerimônia dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2025

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)