Porto Velho (RO) sábado, 20 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Rondônia na orquestra jovem do Brasil



O maestro Rafael Fontinele professor no Projeto ‘Sonho Meu’ da Fundação Ji Créd e da Orquestra de Câmara Arcos da Amazônia do município de Ji Paraná (RO) foi convidado para fazer parte como músico, do concerto inaugural da Orquestra Jovem do Brasil que será realizado em homenagem aos 20 anos da queda do muro de Berlim, no dia 27 de novembro, às 20h na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, sob a regência do maestro Ricardo Rocha. 

O evento será realizado com apoio do Consulado Geral da República Federal da Alemanha, que selecionou vários jovens músicos de todo o Brasil para compor essa orquestra jovem que executará o programa: Sinfonia nº. 9 e ré menor, op125 de Ludwing Van Beethoven (1770-1827). 

Entre os tantos jovens selecionados nos estados brasileiros Rafael Fontinele foi o escolhido para representar Rondônia. 

O maestro Rafael Fontinele é um dos mais destacados músico de nosso Estado, iniciou seus estudos musicais aos 11 anos na Orquestra Filarmônica do Acre com maestro Romualdo Medeiros. Aperfeiçoou seus estudos em Goiânia onde estudou e se formou no centro cultural Gustavo Ritter em violino, teoria musical, canto coral e pratica orquestra. Atuou como instrumentista da Orquestra Sinfônica de Goiânia, Orquestra Filarmônica de Goiás. 

Atualmente, Fontinele é professor e maestro do projeto Orquestra em Ação (Ji-Paraná), Coro sinfônico Regina caeli (JARU), Projeto Orquestra Solidaria (Rolim de Moura), Orquestra Nova Dimensão (nova união), Orquestra de Eventos Fontinele e Arcos da Amazônia, Acadêmico do Curso de Artes do centro universitário claretiano, é supervisor de estagio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, cursa viola clássica no conservatório Brasileiro de música (Rio de Janeiro) é aluno do mestre em violino Anderson Rocha em Cuiabá.

Fonte: Sílvio Santos

Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona