Quarta-feira, 24 de março de 2010 - 20h43
Nesta semana retornou a Porto Velho o Grupo de Teatro Evolução, após ter representado o estado no maior festival de teatro do Brasil. Foram ao todo oito apresentações realizada pelo Evolução, sendo 4 do espetáculo É Crime Não Saber Ler e 4 de Os Bichos Também Amam. A comunidade curitibana e artistas de outros estados corresponderam de forma positiva as expectativas do Grupo Rondoniense.
Pela primeira vez Rondônia participa do evento que já chegou a sua 19ª edição. Por sua persistência e dedicação e pelos belos trabalhos apresentados no festival os artistas rondonienses foram dignos de elogios. “Os trabalhos apresentados pelo grupo foram muito bem aceitos e nós conseguimos alegrar e emocionar os expectadores do festival”, afirma Eules Lycaon, diretor e ator.
OS ESPETACULOS
É CRIME NÃO SABER LER, demonstra o enorme, se não o maior, crime já perpetrado contra uma pessoa ou contra um povo: o da ignorância imposta pelos interesses particulares de muitos... Desde quando se promete acabar com o analfabetismo, que ao contrário aumenta dia-a-dia? Quando o homem do campo, sem perspectiva para a vida... Sem o amor de si e de outrem... Supondo-se traído eternamente, não valoriza a vida e extingue-se o amor, o único significado para viver.
O caboclo do espetáculo “É Crime Não Saber Ler”, porque não sabe ler, porque não pôde estudar, porque não lhe ensinaram, cultiva um sentimento voraz ao qual chamamos de ciúme. O exemplo rural é também urbano e humano. E de quem é a culpa, se culpa há? Não pode haver crime maior que impedir, por qualquer motivo, que a nossa gente aprenda a ler. O texto é de Luiz Antonio de Araújo, a direção de Eules Lycaon.
BICHOS TAMBÉM AMAM, é um espetáculo de rua direcionado ao público infantil e mostra a necessidade que os animais têm de relacionar-se com seres da mesma espécie. O texto narra a história de uma cachorrinha (Bolota), que apesar de ser bem cuidada e mimada, sente-se insatisfeita e solitária. Mas tudo começa a mudar no momento em que conhece um companheiro (Tóto). A felicidade dos dois bichinhos é tão grande que acabam unindo outros corações. Além de divertir a garotada, a peça vem despertar no espectador o interesse pela educação, higiene pessoal e principalmente a conscientização para a preservação do meio ambiente. Em cena, cinco atores, de forma lúdica e com muita música, proporcionam a todos, momentos de aprendizagem e descontração.
O GRUPO
Após participar do festival, agora o Evolução se prepara para participar do projeto Cultura Sesc Intinerante, a ser desenvolvido pelos SESC/RO, com inicio no próximo mês. O Evolução participa deste projeto com os dois trabalhos, onde vai percorrer 13 municípios de Rondonia. Alem destes espetáculos o grupo trabalha no processo de montagem de dois novos espetáculos: Uma Aventura Na Floresta, espetáculo infantil e Julieta de Bela Flor, espetáculo de rua.
Os contatos com o Grupo Evolução, através dos 3227-0125 / 8413-5465, ou pelo E-mail: gte-pvhro@hotmail.com
Fonte: Eules Lycaon/pres. G.T.Evolução
Curta-metragem sobre cultura afro-brasileira é lançado com exibições nas escolas de Vilhena
Com o objetivo de retratar e valorizar as manifestações culturais afro-brasileiras presentes em Vilhena (RO), foi lançado o curta-metragem “Ritmos e
Com o objetivo de preservar e valorizar a memória cultural de Vilhena (RO), a Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustent
Tapiri: Cinema da Floresta exibe os filmes Memórias Fantasmas e Como Matar um Rio
Maio inicia com programação no Tapiri: Cinema da Floresta, que abre as portas para exibição de duas produções locais. O curta Memórias Fantasmas, di
Foram prorrogadas até 28 de abril as inscrições para o Festival dos Povos da Floresta. Podem participar artistas individuais, coletivos e representa