Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Roda Literária celebra a cultura e destaca talentos locais nas comemorações dos 111 anos de Porto Velho

Evento reuniu escritores, leitores e autoridades em uma tarde dedicada à valorização da literatura


Secretário da Semtel destacou a importância de momentos como esse - Gente de Opinião
Secretário da Semtel destacou a importância de momentos como esse

Porto Velho viveu uma tarde de cultura e literatura neste sábado (4), durante a Roda Literária, realizada no Plano Inclinado da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

O evento, promovido pela Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semtel), transformou o espaço público em um ponto de encontro para leitores, escritores, artistas e a comunidade, durante as comemorações dos 111 anos da capital rondoniense.

“O mundo vai conhecer Porto Velho pela nossa maior riqueza: a cultura local”, afirmou o secretário da Semtel, Paulo Moraes Júnior.

Stéphanie aprovou a iniciativa de valorizar a cultural e talentos locaisStéphanie aprovou a iniciativa de valorizar a cultural e talentos locais











A iniciativa teve como objetivo incentivar a leitura, valorizar a produção literária local e promover o livro como instrumento de transformação social. A ação reuniu pessoas de todas as idades, incluindo escritores independentes, jornalistas, artistas visuais e leitores.

A fotógrafa e servidora pública Stéphanie Vilela destacou a importância do evento. “Ter esse espaço em uma data tão simbólica, podendo mostrar nossa história por meio da escrita, arte e pintura, valoriza a cultura e os artistas locais. Estou muito feliz”, disse.

Isabel Cristina classificou a Roda Literária como uma verdadeira vitrineIsabel Cristina classificou a Roda Literária como uma verdadeira vitrine











Para Isabel Cristina, presidente da Associação de Jornalistas e Escritores de Rondônia (Ajero), a Roda Literária cumpre um papel essencial na valorização da produção local. “É uma vitrine para mostrar que temos literatura e pertencimento em Porto Velho”, afirmou.

A escritora Eva da Silva, de Guajará-Mirim, autora de 20 livros, também participou do evento. “É uma grande satisfação ver a Prefeitura abrindo espaço para os escritores da região. Estou muito feliz em participar”.

Entre trocas literárias, exposições de obras e emoções divididas por leitores e escritores, o prefeito Léo Moraes ressaltou o simbolismo do evento dentro da programação dos 111 anos de Porto Velho. Para ele, a valorização da cultura é fundamental para o desenvolvimento da cidade.

 Eva da Silva, de Guajará-Mirim, é autora de 20 livros e esteve presente no eventoEva da Silva, de Guajará-Mirim, é autora de 20 livros e esteve presente no evento











“A Roda Literária é um gesto de amor pela cidade e pela nossa história. Celebrar a literatura em um espaço público é reafirmar que educação, arte e cultura são pilares do desenvolvimento que queremos. Aqui, damos voz aos nossos escritores, inspiramos nossos jovens e fortalecemos a identidade de um povo que resiste, sonha e transforma. Porto Velho segue escrevendo sua história com orgulho e esperança”, finalizou o prefeito.


A Roda Literária também contou com exposição de artes e muita música.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro “Amazônia Negra”, de Marcela Bonfim, estreia na Feira do Livro com debate sobre identidade e pertencimento

Livro “Amazônia Negra”, de Marcela Bonfim, estreia na Feira do Livro com debate sobre identidade e pertencimento

Entre memórias, territórios e identidades que atravessam a Amazônia, a presença negra ganha voz, imagem e protagonismo no lançamento do livro “Amazô

Entre arte e tecnologia, Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília

Entre arte e tecnologia, Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília

Reunindo arte e tecnologia, a Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília em 9 de junho para explorar uma pluralidade de temát

Curta-metragem “Kika Não Foi Convidada” tem estreia mundial em Curitiba

Curta-metragem “Kika Não Foi Convidada” tem estreia mundial em Curitiba

O curta-metragem “Kika Não Foi Convidada”, escrito e dirigido por Juraci Júnior, terá a estreia mundial na 15ª edição do Olhar do Cinema Festival In

Artesanato rondoniense ganha destaque e amplia oportunidades de renda na 13ª Rondônia Rural Show Internacional

Artesanato rondoniense ganha destaque e amplia oportunidades de renda na 13ª Rondônia Rural Show Internacional

O Pavilhão do Artesanato Brasileiro (PAB) tem sido um dos ambientes mais movimentados da 13ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), que acontece

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)