Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Reitor da Unir é reconduzido ao cargo


 
O reitor da Universidade Federal de Rondônia, Unir, José Januário de Oliveira Amaral, foi reconduzido ao cargo pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, em solenidade ocorrida hoje (17) pela manhã no Ministério da Educação. Também foi empossado Jaime Reitor da Unir é reconduzido ao cargo  - Gente de OpiniãoGiolo, em mandato pro-tempore, como reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Ao evento compareceram o deputado federal Padre Ton (PT-RO) e a deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO)..

O ministro Haddad destacou as mudanças sociais vividas pelo Brasil, e a importância do governo federal ter investido na expansão da educação superior pública em médios e pequenos municípios. “Está claro que o ingresso de um milhão de estudantes na graduação e na pós-graduação, registrado no censo de 2009, faz diferença”.

Ao saudar Januário, o ministro disse que a “Unir está desempenhando muito bem seu papel” e que durante anos, por falta de política publica, “o Norte não tinha direito a pós-graduação”. “Estamos alavancando a graduação e a pós em todas as regiões, e Rondônia é um exemplo disso”.

O deputado federal Padre Ton disse que seu mandato está comprometido com o “fortalecimento do ensino superior em Rondônia” e considera muito importante a “interiorização do ensino superior no país, política iniciada pelo presidente Lula”.. “Essa orientação está permitindo que milhares de estudantes carentes tenham acesso ao ensino superior”, afirma Padre Ton. O parlamentar acompanha a execução das obras de construção do campus de São Miguel do Guaporé, uma iniciativa da ex-senadora Fátima Cleide e do ex-deputado Eduardo Valverde.

A interiorização, em números, foi a instalação de campi em 126 cidades nos últimos oito anos e o aumento das vagas de ingresso. No caso da Universidade Federal de Fronteira Sul, o ingresso de 95% de estudantes oriundos de escolas públicas e mais de 60% deles com renda familiar de até 3 salários mínimos mostra o acerto da expansão para o interior.

Unir

Criada em julho de 1982, após a transformação do território de Rondônia em estado, a Unir tem sede em Porto Velho e campi em Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena. A instituição oferece 52 cursos de graduação, nove de mestrado e um de doutorado em biologia experimental. Até a criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), em dezembro de 2008, a Unir era a única instituição pública de educação superior do estado.

Natural de Cruzeiro do Sul (AC), o reitor José Januário de Oliveira Amaral é graduado em geografia pela própria Unir e mestre e doutor em geografia pela USP. Chegou ao cargo em 2007. Na universidade, foi professor, diretor de pós-graduação, pró-reitor de planejamento e vice-reitor (2002-2006).


Fonte: Mara Paraguassu
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira

Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira

A organização da Oficina “Práticas de Canto Coral Cênico” prolongou até esta semana as inscrições para o evento. Trata-se de uma iniciativa transfor

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no próximo sábado (31)

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no próximo sábado (31)

O Carnaval começa oficialmente em Porto Velho no próximo sábado (31), com a realização do tradicional Baile Municipal, no Mercado Cultural, no centro

Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia

Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia

Um olhar atento para o Rio Madeira revela mais do que um dos principais rios da Amazônia. Revela histórias, mitos, conflitos e formas de vida que aj

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Resgate que não idealiza o passado, mas o escuta. O filme Beira conecta ancestralidade, cuidado e espiritualidade, saberes estes historicamente desl

Gente de Opinião Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)