Quinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Queimadas em Rondônia são abordadas em música de álbum de renomado produtor do rap nacional

Nas vozes de Mano André, NeyMura e Carlos Mossoró, o rap “O Rastro da Destruição” marca o retorno do Movimento Hip Hop da Floresta em Rondônia e foi lançado no álbum de DJ Caique e distribuído pela Sony


Queimadas em Rondônia são abordadas em música de álbum de renomado produtor do rap nacional - Gente de Opinião

A música “O Rastro da Destruição”, que aborda as queimadas em Rondônia, é uma das faixas do novo álbum do DJ Caique, Substrato 2. 

 

O álbum é distribuído pela conceituada Sony Music. Na música que retrata o cenário de Rondônia, os rappers Mano André e NeyMura, bem como o RAPentista Carlos Mossoró rimam sobre questões como queimadas, poluição dos rios e desmatamento. 

Sobre o trabalho, Mano André relata: "Fiquei muito honrado em fazer parte do projeto, além de ser produzido por um dos melhores produtores do país, o projeto traz a oportunidade de colocar na cena novos e antigos artistas do hip hop. A faixa O Rastro da Destruição trouxe a oportunidade de uma temática que é atual, porém que é pouco difundida. Ela traz a importância das pessoas olharem as problemáticas que vêm ocorrendo no meio ambiente e o prejuízo da sua degradação", relatou Mano André.

Queimadas em Rondônia são abordadas em música de álbum de renomado produtor do rap nacional - Gente de Opinião

A música de rap também marca o retorno das atividades do Movimento Hip Hop da Floresta em Rondônia. O movimento foi criado em 2003 buscando priorizar as questões ambientais e os ritmos amazônicos dentro da batida do rap. Desde a pandemia, as atividades foram paralisadas em Rondônia, mas o MHF agora retorna buscando pautar um rap focado em questões ambientais.

O DJ Caique, que assina o álbum Substrato 2, é um renomado produtor do rap brasileiro, tendo produzido clássicos de artistas como MV Bill, Eicida, Rashid, Cynthia Luz, Nocivo Shomon, Kmilla CDD e Projota. 

No álbum Substrato 2, Caique busca mostrar a diversidade regional do rap brasileiro e conta com artistas de 9 estados brasileiros: Acre, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, além dos representantes de Rondônia.

 

Confira a música no link: https://www.youtube.com/watch?v=km-ITL1fILo

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curta Amazônico destaca protagonismo feminino na tela e na produção

Curta Amazônico destaca protagonismo feminino na tela e na produção

Em meio aos sons da floresta urbana de Porto Velho, uma jovem transforma o silêncio em arte. A Ascensão da Cigarra, curta-metragem dirigido e roteir

Mostra Amazônia Negra de Cinema abre convocatória para filmes sobre identidade e representatividade negra

Mostra Amazônia Negra de Cinema abre convocatória para filmes sobre identidade e representatividade negra

A Mostra Amazônia Negra de Cinema está com convocatória aberta para a seleção de obras audiovisuais que irão compor sua programação itinerante em Ro

Ibiã e o Boto finaliza filmagens e revela a magia do Rio Jamari em uma poética vídeo-arte rondoniense

Ibiã e o Boto finaliza filmagens e revela a magia do Rio Jamari em uma poética vídeo-arte rondoniense

As filmagens de Ibiã e o Boto chegaram ao fim, marcando o encerramento de um projeto que une mitologia amazônica, poesia visual e o olhar sensível s

Poeta de Ariquemes vence Slam Rondônia e vai representar estado em Campeonato Brasileiro de Poesia Falada

Poeta de Ariquemes vence Slam Rondônia e vai representar estado em Campeonato Brasileiro de Poesia Falada

Ocorreu no último sábado (18) o Slam Rondônia, o Campeonato Estadual de Poesia Falada. O poeta Diordan Jheimes, da cidade de Ariquemes, foi o grande

Gente de Opinião Quinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)